Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1076
Título: Crescimento econômico e pobreza no município de Bananeiras - PB
Autor(es): Silva, Flávio Daniel da
Palavras-chave: Crescimento econômico
Pobreza
Segregação socioespacial
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: Para alguns estudiosos, a exemplo de Celso Furtado, Manuel Correia de Andrade e Milton Santos, o crescimento econômico deveria proporcionar o desenvolvimento de toda uma nação de forma equitativa, contrariando o que realmente ocorre, principalmente pela forma como age o sistema capitalista, que cria uma enorme desigualdade na distribuição de renda. Assim sendo, percebe-se nitidamente o crescimento da economia e o aumento da pobreza, uma vez que a reprodução ampliada do capital inibe ou suprime a transferência de renda para os menos favorecidos. Com efeito, a desigualdade social ainda é significativa, o que aumenta consideravelmente a proporção de pobres, tanto no Brasil quanto no restante do mundo. O município de Bananeiras, objeto de investigação dessa pesquisa, nos últimos anos vem apresentando um grande salto em sua economia, com o desenvolvimento do turismo e com os investimentos na implantação de loteamentos e condomínios fechados, embora os efeitos não beneficiem todos os seus habitantes. Na verdade, esses empreendimentos pertencem e/ou são habitados em sua grande maioria por pessoas oriundas de outras cidades e até mesmo de outros estados da federação, o que mostra que o poder aquisitivo da maioria da população não permite o acesso a esses luxuosos ambientes que foram desenvolvidos para atender aos turistas. É possível observar que houve um pequeno aumento na geração de emprego e renda, no entanto as melhores oportunidades estão sendo ocupadas por pessoas de fora do município, pois a falta de qualificação exclui os cidadãos dessa fatia do mercado de trabalho. Nota-se também que é preciso maior investimento do poder público para suprir algumas carências enfrentadas pela população de baixa renda: melhorias no saneamento básico (água tratada, coleta de esgoto, destino do lixo), no serviço de saúde, na educação e segurança, nas políticas habitacionais, etc. Por fim, gostaríamos de deixar registrado que não somos contrários à chegada desses empreendimentos, mas acreditamos que o poder público seja capaz de promover a inclusão das pessoas da localidade através da geração de emprego, da qualificação para o mercado de trabalho e da melhoria do sistema de ensino.
Descrição: SILVA, F. D. da. Crescimento econômico e pobreza no município de Bananeiras - PB. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1076
ISSN: CDD 338.9
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio Daniel da Silva.pdfFlávio Daniel da Silva2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.