Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuedes, Valbene Barbosa-
dc.date.accessioned2016-07-21T20:24:46Z-
dc.date.available2016-07-21T20:24:46Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10768-
dc.descriptionGUEDES, V. B. A planificação de sólidos geométricos no ensino de geometria para alunos deficientes visuais. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão de alunos deficientes visuais em escolas públicas não é algo fácil de lidar, mas ensinar Matemática para eles é algo mais difícil, pois a maioria das escolas não possui estrutura adequada para receber alunos deficientes visuais, e, em muitos dos casos, os professores não possuem formação adequada para ensiná-los. Por esse motivo, em nossa pesquisa procuramos identificar os conhecimentos que os alunos deficientes visuais e videntes usando planificação de sólidos geométricos, visando melhorar os conhecimentos dos alunos participantes. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública na cidade de Campina Grande, Paraíba, pois a escola concentra a maioria dos alunos deficientes visuais da cidade, advindos da própria cidade e de cidades circunvizinhas. Trabalhos de Vygotsky que abordam o conceito de mediação e duas dissertações foram nosso referencial teórico. Assim, com o uso dos sólidos geométricos adaptados percebemos como esses materiais manipuláveis podem contribuir para o ensino e aprendizagem da Geometria, não apenas para alunos deficientes visuais, mas também para alunos videntes. Concluímos que os alunos deficientes visuais (DV) possuem a capacidade de aprender e se desenvolver de acordo com o proporcionado para que eles evoluam, e cabe aos professores procurarem recursos para que isso ocorra.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleA planificação de sólidos geométricos no ensino de geometria para alunos deficientes visuaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valbene Barbosa Guedes.pdfPDF - Valbene Barbosa Guedes1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.