Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guedes, Valbene Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T20:24:46Z | - |
dc.date.available | 2016-07-21T20:24:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10768 | - |
dc.description | GUEDES, V. B. A planificação de sólidos geométricos no ensino de geometria para alunos deficientes visuais. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão de alunos deficientes visuais em escolas públicas não é algo fácil de lidar, mas ensinar Matemática para eles é algo mais difícil, pois a maioria das escolas não possui estrutura adequada para receber alunos deficientes visuais, e, em muitos dos casos, os professores não possuem formação adequada para ensiná-los. Por esse motivo, em nossa pesquisa procuramos identificar os conhecimentos que os alunos deficientes visuais e videntes usando planificação de sólidos geométricos, visando melhorar os conhecimentos dos alunos participantes. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública na cidade de Campina Grande, Paraíba, pois a escola concentra a maioria dos alunos deficientes visuais da cidade, advindos da própria cidade e de cidades circunvizinhas. Trabalhos de Vygotsky que abordam o conceito de mediação e duas dissertações foram nosso referencial teórico. Assim, com o uso dos sólidos geométricos adaptados percebemos como esses materiais manipuláveis podem contribuir para o ensino e aprendizagem da Geometria, não apenas para alunos deficientes visuais, mas também para alunos videntes. Concluímos que os alunos deficientes visuais (DV) possuem a capacidade de aprender e se desenvolver de acordo com o proporcionado para que eles evoluam, e cabe aos professores procurarem recursos para que isso ocorra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Materiais manipuláveis | pt_BR |
dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | A planificação de sólidos geométricos no ensino de geometria para alunos deficientes visuais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valbene Barbosa Guedes.pdf | PDF - Valbene Barbosa Guedes | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.