Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Laís Salustiano da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T20:38:15Z | - |
dc.date.available | 2016-07-21T20:38:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10777 | - |
dc.description | SILVA, L. S. da. Identificação de demandas de atuação do psicólogo escolar/educacional na educação de surdos. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como objetivo fundamental identificar demandas e propor possíveis intervenções do Psicólogo Educacional/Escolar em um contexto de educação de surdos, partindo do princípio de que tal como a escola regular dita “normal”, a escola denominada “especial” é constituinte de processos educativos, possuindo, portanto, também demandas de caráter psicossocial. Destacam-se como principais concepções de surdez, o modelo clínico-terapêutico, entendendo o surdo como um deficiente auditivo e, consequentemente, um ser passivo e limitado diante de sua condição biológica e o modelo socioantropológico, compreendendo o surdo como um sujeito ativo e potente, capaz de, mediante a aquisição de uma língua sistemática de sinais e por meio da interação com seus pares, superar limites biológicos, constituindo-se cultural, social e politicamente. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, visitou-se a Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC), em Campina Grande – PB, também conhecida como escola de surdos. A EDAC promove o ensino de crianças, jovens e adultos com grau de surdez variando de leve a profundo. Ela constitui-se, em termos de ensino, desde o Fundamental até o Ensino Médio, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: entrevistas, observação assistemática e diários de campo. Entre as demandas identificadas, destaca-se a questão da sexualidade, da profissionalização e das relações sócio-afetivas entre professores e alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | Identificação de demandas de atuação do psicólogo escolar/educacional na educação de surdos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Laís Salustiano da Silva.pdf | PDF - Laís Salustiano da Silva | 241.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.