Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Filipe Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-16T13:36:23Z | - |
dc.date.available | 2013-07-16T13:36:23Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1077 | - |
dc.description | ARAÚJO, F. R. de. Uso de imagens no processo de ensino/aprendizagem em Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Pinto, Jacaraú - PB. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | No processo de ensino/aprendizagem é relevante a abordagem de conteúdos escolares com utilização de imagens como por exemplo: charges, fotografias, (HQs) histórias em quadrinhos, desenhos, mapas e vídeos, pois através desses recursos é possível proporcionar momentos de prazer, instigação e criatividade, melhorando assim a qualidade da educação. Este trabalho tem como objetivo principal, analisar as metodologias e os recursos didáticos utilizados no processo de ensino/aprendizagem da Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Pinto no município de Jacaraú-PB. Como procedimentos metodológicos deste trabalho, fez-se um levantamento bibliográfico para constatar a exatidão do assunto em questão; entrevista estruturada com alunos, docente de Geografia e de outras disciplinas; observações de aulas ministradas pela professora de Geografia; regências e trabalho de gabinete. As imagens, tão presentes em nosso cotidiano, às vezes, ficam escanteadas ou até mesmo esquecidas na sala de aula, pois os educadores pouco usam esse método. Na Escola supracitada não foi detectado o uso de imagens nas aulas de Geografia, mas, ao sugerir tal didática ao professor da disciplina de Geografia, as práticas com vários tipos de imagens proporcionaram uma assimilação mais rápida e agradável do conteúdo trabalhado, criaram maior interação entre professor e alunos e entre alunos, gerando discussões acerca dos assuntos abordados. A prática permitiu que, a utilização dessas variedades de imagens como um recurso didático e metodológico facilitasse o trabalho docente na sala de aula, assim como também a aprendizagem dos conteúdos trabalhados nas aulas de Geografia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciene Vieira de Arruda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia – ensino | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | Ensino/Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Uso de imagens no processo de ensino/aprendizagem em Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Pinto, Jacaraú - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Filipe Rodrigues de Araújo.pdf | Filipe Rodrigues de Araújo | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.