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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10785
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Lucélia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T21:30:13Z | - |
dc.date.available | 2016-07-21T21:30:13Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 869.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10785 | - |
dc.description | PEREIRA, L. A. Vallen Incán, Augusto Boal e Raniel Quintans: três gerações em diferentes regiões e o mesmo afã artístico. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras /Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca estudar a novela esperpêntica do autor Ramón María del Valle-Inclán Luces de Bohemia (1924), o Teatro do Oprimido (1973) e a Estética do Oprimido (2009) do dramaturgo Augusto Boal e o poema Espelho do poeta Raniel Quintans. São três os pilares básicos que fundamentam a presente monografia. Segue o primeiro: Em Luces de Bohemia surge uma nova visão da realidade sob uma perspectiva estética, provocada pela metáfora do espelho côncavo e do termo esperpento. A segunda base deste trabalho surge com o Teatro do Oprimido e sua Estética, apresentaremos a metodologia utilizada pelo dramaturgo na concretização de abordagens sobre questões sociais onde o autor cria a imagem de uma árvore (a que ele chama de Árvore do Teatro do Oprimido) com fundamentos primordiais para o desenvolvimento humano nas suas variadas esferas. O autor utiliza Jogos e algumas técnicas teatrais como: o Teatro Imagem, o Teatro Jornal, o Teatro Fórum, o Teatro Legislativo, o Teatro Invisível, as Ações Diretas e as técnicas terapêuticas do Arco- íris do Desejo. E por fim o terceiro fundamento que sustenta esta pesquisa: o poema Espelho do poeta Raniel Quintans, que retrata a experiência do eu em busca do conhecimento de si apresentando semelhanças com o dramaturgo Boal e com Valle-Inclán em sua obra esperpêntica, mesmo sendo de outra época. O espelho é este elo presente em todas as obras que apresentamos neste trabalho como elemento de denúncia. Os autores buscam a cada ação promover no indivíduo o enxergar-se, o conhecer-se. Assim, relacionamos estas três gerações em diferentes épocas com o mesmo afã artístico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Cristiane Agnes Stolet Correia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject | Espelho (Poema) | pt_BR |
dc.subject | Estética do Oprimido (Obra) | pt_BR |
dc.subject | Literatura e Estética | pt_BR |
dc.subject | Esperpêntica (Novela) | pt_BR |
dc.title | Valle-Inclán, Augusto Boal e Raniel Quintans: três gerações em diferentes regiões e o mesmo afã artístico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
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