Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1079
Título: Territorialização e desenvolvimento dos assentamentos rurais no Brasil: a experiência do Assentamento Santa Verônica, Damião/PB
Autor(es): Valério, Maria Marcilia Soares
Palavras-chave: Questão agrária
Assentamentos rurais
Movimentos sociais
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: A questão agrária brasileira é um dos exemplos mais característicos da natureza conservadora do país. Dentre as questões voltadas aos constantes embates e/ou entraves sociais no Brasil o presente trabalho traz uma abordagem a respeito do espaço agrário brasileiro, em torno das questões fundiárias envolvidas sob os núcleos dos movimentos sociais no campo e assentamentos rurais no Brasil. Nesta perspectiva, o estudo consiste numa análise a respeito do processo de territorialização e dinâmica de desenvolvimento do trabalho e da produção agrícola no Assentamento Santa Verônica, que está localizado no município de Damião/PB com uma área total de aproximadamente 1109 ha de terras distribuídas entre 50 famílias assentadas, com lotes agrícolas de 12 ha mais a parcela comum entre os assentados, que compõe a agrovila. A concretização da pesquisa se deu por meio das etapas de campo e gabinete, em que se realizaram os levantamentos e considerações a respeito das questões históricas, políticas e sociais da área. No campo foram feitas as observações e entrevistas com os moradores do assentamento, realizadas entre os meses de setembro e outubro de 2012. Deste modo, observamos que a territorialização da reforma agrária realizada nas terras do assentamento Santa Verônica foram concretizadas, porém salientamos que essa medida não foi o suficiente, uma vez que a reforma agrária não se remete apenas à distribuição e/ou retalhamento da terra, ela vai muito mais além. As dificuldades enfrentadas pelas famílias assentadas estão ligadas principalmente às questões agrícolas de produção, da qual eles são totalmente dependentes. A necessidade de assistência técnica e apoio governamental são imprescindíveis para a área, uma vez que é por meio destes que os assentados podem desenvolver, de forma coletiva, estratégias de ação que levem as famílias assentadas a suprir as necessidades dos próprios envolvidos no projeto.
Descrição: VALÉRIO, M. M. S. Territorialização e desenvolvimento dos assentamentos rurais no Brasil: a experiência do Assentamento Santa Verônica, Damião/PB. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1079
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Marcilia Soares Valério.pdfMaria Marcilia Soares Valério1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.