Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.contributor.author | Bezerra, Hiranez Juanita Soares da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-22T17:42:04Z | - |
dc.date.available | 2016-07-22T17:42:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 513.26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10796 | - |
dc.description | BEZERRA, H. J. S. S. O ensino de frações: análise a priori de uma atividade com o Tangram. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o potencial de uma atividade de resolução de problemas que envolvem o tangram como recurso para trabalhar o conceito de frações. A motivação para este trabalho se deu a partir de trabalhos anteriores ligados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES\PIBID\UEPB). O Subprojeto do qual fizemos parte como bolsistas está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática do Campus – VI da Universidade Estadual da Paraíba em Monteiro. Na ocasião trabalhos com uma atividade que envolvia o conceito de frações a partir do uso do Tangram, está atividade havia sido validada por Cavalcante (2013). Observamos uma lacuna que era a falta de uma análise a priori desta atividade. Assim baseados em Nunes (2005), Lorenzato (2009) dentre outros autores, realizamos uma pesquisa exploratória no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Análise aponta para o potencial da atividade para trabalhar o conceito e ideias associadas as frações e sua equivalência, no entanto, revela algumas limitações como por exemplo a falta clareza na redação das questões propostas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Fração | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | PIBID (Campus VI) | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.title | O ensino de frações: análise a priori de uma atividade com o Tangram | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hiranez Juanita Soares da Silva Bezerra.pdf | PDF - Hiranez Juanita Soares da Silva Bezerra | 51.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.