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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10806
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Laise Gonçalves de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-22T19:20:24Z | - |
dc.date.available | 2016-07-22T19:20:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10806 | - |
dc.description | SILVA, L. G. L. O gênero reportagem em livros didáticos de português da Educação Básica. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Letras Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, o livro didático vem ganhando um grande espaço nas salas de aula brasileiras, atuando em alguns casos como o único material que auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, é indispensável que pesquisas sejam realizadas sobre esses materiais no intuito de verificar os seus aspectos positivos e negativos. Diante disso, o presente trabalho busca responder à seguinte questão: A abordagem da reportagem como objeto de ensino aprendizagem feita pelos livros didáticos do ensino médio tem um nível maior de complexidade que a abordagem realizada pelos livros dos anos finais do ensino fundamental? Para compor nosso corpus, selecionamos livros didáticos – dois de uma coleção do ensino fundamental e um livro de uma coleção destinada ao ensino médio – que se encontram em uso em escolas de educação básica da cidade de Monteiro (PB) e que dedicam capítulos ao ensino do gênero midiático reportagem. Os referenciais teóricos incluem estudos sobre a caracterização do gênero reportagem (BAHIA, 1990; LAGE, 2006), sobre o conceito de projeto didático autoral (ROJO, 2005; BUNZEN, 2014) e sobre o conceito de capacidades de linguagem (BRONCKART, 2012; SCHNEUWLY & DOLZ, 2004). A análise indica que as atividades voltadas para o ensino-aprendizagem contribuem para o desenvolvimento das capacidades de linguagem (de ação, discursivas e linguístico-discursivas) dos aprendizes em relação ao gênero reportagem. A abordagem feita pelos livros do ensino médio não tem um nível de complexidade muito maior que a realizada pelos materiais destinados ao ensino fundamental. A análise mostra que os projetos didáticos do ensino fundamental são distintos do proposto pelos manuais do ensino médio, embora as características do objeto focalizadas por ambos sejam muito similares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Bruno Alves Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem da língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gênero reportagem | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | O gênero reportagem em livros didáticos de português da Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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