Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bernardo, Maria José da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-22T21:56:14Z | - |
dc.date.available | 2016-07-22T21:56:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10816 | - |
dc.description | BERNARDO, M. J. S. A educação e processos de socialização entre jovens surdos e mudos do município de Sumé-PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras / Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a educação e o processo de socialização entre alunos surdos da Escola Bilíngue Nossa Senhora da Conceição, localizada na cidade de Sumé - PB. Ainda demonstra a importância da educação especializada na vida pessoal e profissional dos alunos, bem como se busca compreender significados e desafios da educação na vida dos alunos surdos. A pesquisa se realiza conforme a abordagem qualitativa, utilizando a observação de campo. A coleta de dados se deu com um questionário por questões abertas, aplicado aos sujeitos investigados. Tomou-se como ponto de discussão para a análise da formação educacional dos jovens surdos desta escola os seguintes temas: escola, futuro, trabalho, imagem pessoal entre outros. Nesse sentido, observou-se que a escola lhes dá certa visibilidade social, entretanto, ainda permanece a marca da discriminação e estigmatização dos alunos surdos. A escola é o primeiro passo para todos os alunos no desenvolvimento cognitivo a partir da aquisição da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Portanto, apesar de toda precariedade na educação de alunos surdos o espaço educacional bilíngue resgatou e construiu nos surdos sumeenses a própria identidade, a própria cultura que eles nunca tiveram dentro da comunidade ouvinte, pois sabemos que um surdo dentro de uma sala de aula sem conseguir se comunicar com colegas e professores não faz parte dessa comunidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Adeilson da Silva Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola Bilíngue Nossa Senhora da Conceição | pt_BR |
dc.subject | Jovens surdos e mudos | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | A educação e processos de socialização entre jovens surdos e mudos do município de Sumé-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria José da Silva Bernardo.pdf | PDF - Maria José da Silva Bernardo | 87.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.