Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1082
Título: Infraestrutura urbana: estudo sobre a disposição das águas residuais em Sapé – PB
Autor(es): Batista, Josiano Wlysses
Palavras-chave: Impacto ambiental
Infraestrutura urbana
Qualidade de vida
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: As necessidades de moradia e trabalho contribuíram para o crescimento das cidades do Brasil, país que experimentou um processo tardio de industrialização, só iniciado na década de 30. Com efeito, várias mudanças ocorreram na paisagem das cidades, sobretudo no que se refere aos aspectos sociais, demográficos, econômicos e ambientais. Nos dias atuais, a grande problemática está relacionada aos impactos provocados pelas diversas atividades humanas sobre os recursos naturais, tendo em vista que a infraestrutura urbana enfrenta sérios problemas, comprometendo a funcionalidade e a sustentabilidade dos ambientes. A água, por exemplo, elemento vital para a sobrevivência dos seres vivos, merece grande atenção dos estudiosos, dos gestores públicos e da população em geral, pois o seu uso de maneira irracional acaba tendo repercussões negativas sobre a qualidade e a disponibilidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a disposição dos resíduos líquidos produzidos no município de Sapé-PB, bem como os impactos gerados a partir do lançamento dos mesmos no meio ambiente. A referida cidade localiza-se na Mesorregião da Mata Paraibana, possui uma população municipal de 50.143 habitantes (IBGE, 2010) e dista 55 quilômetros da capital do Estado. Seu sistema de captação de águas residuárias encontra-se dividido praticamente em dois tipos: a rede geral de distribuição, construída e administrada pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), e a presença de fossas rudimentares, construídas geralmente pelos próprios moradores nos terrenos das residências. Para a realização do estudo, vários procedimentos e técnicas foram necessários para a compreensão da problemática dos resíduos líquidos produzidos no meio urbano: levantamento bibliográfico para a fundamentação teórica do assunto; consulta aos dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); coleta de materiais em órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal, a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA); pesquisas de campo, entre outros. Segundo dados disponibilizados pela CAGEPA, através da Gerencia Regional do Brejo, Sapé possui apenas 16,73% de cobertura sanitária (CAGEPA, 2011). De acordo com o IBGE (2010), 60% de suas residências canalizam seus esgotos para fossas rudimentares, o que propicia a contaminação dos lençóis freáticos pela infiltração dos dejetos, comprometendo a qualidade de vida da população. Para Cordeiro (2004), 80% da população Sapeense utiliza água de poços para beber e realizar algumas atividades domésticas, fato que corrobora para agravar a situação. Por fim, através dos levantamentos de campo constatou-se também que 23,27% desses resíduos são descartados de outra forma, ou clandestinamente. E que a rede geral de esgotos da CAGEPA é ineficiente não só em extensão, mas também em qualidade, por não possuir um local adequado para tratamento dos resíduos.
Descrição: BATISTA, J. W. Infraestrutura urbana: estudo sobre a disposição das águas residuais em Sapé – PB. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1082
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josiano Wlysses Batista.pdfJosiano Wlysses Batista3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.