Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10830
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabral, Mislene Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-26T12:37:21Z | - |
dc.date.available | 2016-07-26T12:37:21Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10830 | - |
dc.description | CABRAL, M. M. Dificuldades no ensino da leitura e escrita na educação básica: um estudo de caso no Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino/Mulungu-PB. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa partiu das inquietações pessoais da pesquisadora em buscar compreender os processos que favorecem o ensino de Leitura/Escrita nas fases iniciais e as dificuldades encontradas pelos educadores para a realização deste trabalho pedagógico no Centro Educacional Epaminondas Torres de Aquino, Mulungu-PB. Tem por objetivo principal analisar as dificuldades de aprendizagem no processo de leitura e escrita para os estudantes da educação básica na escola foco desta pesquisa. Para atingir o objetivo estabelecido aplicamos entrevistas aos professores e também a técnica de observação para que fosse possível a análise de dados através dos discursos coletados, além de uma caracterização geral e estrutural da escola objeto da pesquisa; o levantamento de situações reais de pesquisa com os professores e com os pais das crianças entrevistadas para compreendermos os graus de dificuldades encontrados no processo de aquisição de leitura e escrita. A metodologia adotada é de uma pesquisa qualitativa, com a prática da observação participante, pois a pesquisadora atua no Educandário a mais de 20 anos, com experiência nas diferentes séries do ensino fundamental, sempre em sala de aula e acompanhando diretamente uma turma. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de autores que contribuem com a compreensão do processo de leitura e escrita como Saussure(1966), Ribeiro apud Bakhtin(2006), Freire(1988), Fiorin(2010), Mortatti(2004),Lima(s/d), Abdalla(1988), Solé(1988), Martins(2004), Rangel(2007), Gadotti(2007) e os PCN de Língua Portuguesa(1997), para alcançar maior compreensão da temática estudada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Belarmino Mariano Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Prática Educativa | pt_BR |
dc.title | Dificuldades no ensino da leitura e escrita na educação básica: um estudo de caso no Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino/Mulungu-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mislene Marinho Cabral.pdf | Mislene Marinho Cabral | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.