Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1084
Título: A relação ensino/ aprendizagem como caminho para a construção de uma educação ambiental nas séries iniciais da E.M.E.I.E.F. Afonso Astrogildo de Paula - Belém/PB
Autor(es): Santos, Cristiane Costa
Palavras-chave: Geografia
Educação ambiental - conscientização
Séries iniciais
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: A Educação Ambiental é um tema que vem ganhando grande destaque no cenário mundial, e a escola enquanto instituição geradora de conhecimentos deve trabalhar as questões ambientais de forma contínua e permanente, afim de preparar os alunos para que eles possam atuar ativamente na sociedade. Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola se torna um lugar favorável ao processo holístico da Educação Ambiental, assim por que não começar desde cedo? Nesse sentido essa pesquisa teve o intuito de esclarecer e conscientizar os alunos das séries iniciais da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Afonso Astrogildo de Paula, Localizada na cidade de Belém /PB sobre as questões ambientais, abordando de forma qualitativa e percorrendo o real sentido do ensino e aprendizagem dos alunos, associando a Educação Ambiental ao seu cotidiano, dentro e fora da escola. O objetivo primordial dessa pesquisa é diagnosticar como os alunos estudam, aprendem e põem em prática as questões ambientais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, aplicação de atividades e questionários, entrevistas e registros fotográficos e a pesquisa de campo. Constatou-se que os alunos das séries iniciais da Escola M.E.I.E.F.Afonso Astrogildo de Paula, possui conhecimentos sobre as questões ambientais, mas ainda estamos muito longe de uma realidade eficaz, pois eles ainda não colocam em prática os conhecimentos já adquiridos.
Descrição: SANTOS, C. C. A relação ensino/ aprendizagem como caminho para a construção de uma educação ambiental nas séries iniciais da E.M.E.I.E.F. Afonso Astrogildo de Paula - Belém/PB. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1084
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Costa Santos parte 1.pdfCristiane Costa Santos parte 13.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Cristiane Costa Santos parte 2.pdfCristiane Costa Santos parte 23.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.