Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Maria das Graças | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T16:02:29Z | - |
dc.date.available | 2016-07-27T16:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10857 | - |
dc.description | PINTO, Maria das Graças. Leitura e escrita: do imaginário à formação do leitor. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando que o processo de leitura e escrita tem suscitado muitas discussões e que acompanha a vida dos sujeitos nas suas vivências sociais, as práticas de sala de aula devem articular a leitura e a produção de texto em contextos diversificados de letramento literário, embora se possa observar que isso nem sempre acontece na prática. Considera-se ainda que a escola assim como a literatura tem função social e coloca o as pessoas como sujeitos atuantes nas comunidades nas quais estão inseridos. Nessa perspectiva, como abordagem metodológica, inicialmente passamos a observar os alunos do 7º ano turma A da E.E.E. F Dr. Felizardo Leite, na cidade de Santana dos Garrotes PB. Nesse sentido, buscou-se identificar as dificuldades de leitura e escrita no espaço da sala de aula. Observou-se o comportamento dos alunos e ouviram-se relatos, depois realizamos entrevistas através da aplicação de questionamentos e percebemos que as dificuldades encontradas na turma poderiam ser superadas com atividades motivadoras.Assim passamos a atuar com estratégias focadas para o processo de letramento em especial letramento literário de maneira a desenvolver competências e habilidades de leitura e escrita nos alunos por meio de estratégias especificas, principalmente com aulas dialogadas com utilização de recursos midiáticos e pesquisa de campo no entorno da escola, observando e dialogando a questão do letramento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adalberto Teixeira Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Função social | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita: do imaginário à formação do leitor | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA DAS GRAÇAS PINTO.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.