Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1086
Título: Levantamento das potencialidades turísticas na cachoeira do Ouricuri do município de Pilões - PB
Autor(es): Santos, Andrea Cardoso dos
Palavras-chave: Geografia do turismo
Ecoturismo
Meio ambiente
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: O turismo é visto na sociedade como uma atividade que transforma lugares, que traz inúmeros benefícios de ordem econômica e que movimenta divisas dentro de um país. No entanto se pensado de um ponto de vista mais apurado, nota-se certa complexidade, já que envolve inúmeros fatores, onde alguns podem ser manipulados pela própria sociedade, como os que são de responsabilidade pública. A atividade turística no Brasil exige cada vez mais de ações que busquem o melhoramento necessário em qualquer condição que se trabalhe o turismo, afinal muitos são os lugares onde o desordenamento e as faltas do processo ajudaram na causa de danos irreversíveis, tanto no ambiente natural como nas comunidades locais, as quais esperam benefícios com a atividade, porém muitas vezes ficam com os impactos negativos, o que é causado na maioria das vezes pela pratica do turismo irregular aliada a falta de conscientização do turista em si. Faz-se necessário estudar a atividade turística na Paraíba se preocupando mais com o meio ambiente e a maneira através da qual se pode explorar o turismo, de forma sustentável, que respeitem o potencial natural da localidade a ser desenvolvida turisticamente e a sua comunidade. Com a crescente preocupação com a questão ambiental, surgem novas formas de se praticar o turismo. O turismo na cachoeira do Ouricuri pode ter sua função de indutor de desenvolvimento e de preservação, pelo seu papel de conservar, manter e valorizar o patrimônio natural da região onde está sendo explorado. Mas pode também proporcionar transtornos á comunidade através da influência dos turistas, como por exemplo, os impactos sobre o meio ambiente, o aumento do custo de vida e descaracterização de determinados traços culturais da sociedade local. Por isso se faz necessário esse estudo, para que a preservação natural e a propagação do turismo não sejam focadas nos aspectos negativos, mas na melhoria da região explorada, visando um melhoramento amplo do local.
Descrição: SANTOS, A. C. dos. Levantamento das potencialidades turísticas na cachoeira do Ouricuri do município de Pilões - PB. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1086
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrea Cardoso dos Santos parte 1.pdfAndrea Cardoso dos Santos parte 11.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Andrea Cardoso dos Santos parte 2.pdfAndrea Cardoso dos Santos parte 22.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.