Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1087
Título: O Trabalho de campo enquanto procedimento metodológico na geografia agrária: os movimentos sociais do campo
Autor(es): Moura, Thamires Batista
Palavras-chave: Geografia agrária
Movimentos sociais
Capitalismo agrário
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: O trabalho de campo, enquanto procedimento metodológico na Geografia, possibilita ao aluno/pesquisador uma compreensão mais apurada acerca dos elementos construtores do espaço geográfico. Essa prática exige que o geógrafo exponha um olhar mais apurado e tenha a capacidade de conciliar conceitos e teorias abordadas na geografia, fundamentando, assim, um novo conhecimento adquirido através da prática. O trabalho de campo se traduz em um momento ímpar ao crescimento intelectual e crítico dos geógrafos, e dentro da Geografia Agrária, seu papel é analisar empiricamente a realidade do campo e as questões inerentes a este. Dessa forma, os procedimentos empíricos realizados na disciplina Estudos Agrários, em vários estados da região Nordeste, possibilitaram-nos uma compreensão teórica livre de quaisquer influências midiáticas, de classes burguesas. Neste trabalho, discutimos a importância do trabalho de campo na Geografia Agrária, identificando atividades como a produção canavieira e os movimentos sociais como atores da questão agrária nordestina e a resistência desses grupos diante da expansão do capitalismo agrário.
Descrição: MOURA, T. B. O Trabalho de campo enquanto procedimento metodológico na geografia agrária: os movimentos sociais do campo. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1087
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamires Batista Moura.pdfThamires Batista Moura3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.