Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10885
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gilmara Gomes Meira | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Alcione Gregório de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T21:17:54Z | - |
dc.date.available | 2016-07-28T21:17:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10885 | - |
dc.description | SOUZA, A. G. Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar como a Modelagem matemática está inserida na metodologia de ensino de quatro professores da rede pública de ensino, nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de três escolas do Cariri paraibano. Nosso corpus consistiu em analisarmos as respostas dadas por estes professores a um questionário escrito composto por 16 questões: oito objetivas e oito subjetivas. Nosso intuito com este questionário era percebermos a opinião de professores sobre a utilização da Modelagem Matemática como metodologia de ensino. O enquadre teórico para esta análise se baseia em Bassanezi (2002), D’Ambrosio (1986), Biembengut (1999), Biembengut e Hein (2000), entre outros, os quais abordam a Modelagem Matemática como meio facilitador para o ensino aprendizagem, oportunizando aos alunos a pesquisar e transformar situações do cotidiano em problemas matemáticos. Com os resultados das análises observamos que os professores entrevistados têm buscado aperfeiçoamentos relacionados à área de atuação que exercem. Com isso têm colocando em prática novos métodos de ensino, como a modelagem matemática, que apesar de existir a algumas décadas, vem se destacando e satisfazendo professores e alunos com resultados obtidos em sala de aula. Apesar das dificuldades encontradas para adequar esse método ao cronograma escolar os professores pesquisados faz a aplicação da modelagem matemática, mesmo que esporadicamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Gilmara Gomes Meira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alcione Gregório de Souza.pdf | PDF - Alcione Gregório de Souza | 101.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.