Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1089
Título: Entre terras, serras e águas: uma análise geográfica do Rio Mamanguape no Agreste/Brejo paraibano
Autor(es): Silva, Letícia Luana Dionísio da
Palavras-chave: Território
Hidrografia
Rio Mamanguape
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: O trabalho teve por área objeto de estudo a bacia hidrográfica do alto curso rio Mamanguape para compreender as relações territoriais, socioeconômicas e socioambientais estabelecidas nesta área. O objetivo foi analisar geograficamente a bacia hidrográfica do rio Mamanguape/PB por meio de expedições geográficas para diagnosticar as reais condições ambientais da área em questão. A pesquisa foi desenvolvida partir de um projeto de Iniciação Científica, orientado pelo professor Belarmino Mariano Neto, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/UEPB/CNPq) na cota 2011/2012. O procedimento metodológico consistiu em empírica com trabalhos de campo, registro de imagens fotográficas, entrevistas indiretas, observação da paisagem, pesquisa bibliográfica, coleta e sistematização de informações no eixo de estudo da bacia do rio Mamanguape a partir do seu Alto curso. Através dos trabalhos empíricos foi possível identificar áreas impactadas ambientalmente com degradação socioambiental. Também se conseguiu observar a dinâmica socioeconômica de uso e ocupação do espaço, tanto pelas tradicionais atividades monocultoras a exemplo da cana-de-açúcar, bem como de atividades mais atuais como a fruticultura de banana e laranja. Outras atividades como extração de argila e areia, contribuem para a dinâmica socioeconômica, bem como para a degradação ambiental da área.
Descrição: SILVA, L. L. D. da. Entre terras, serras e águas: uma análise geográfica do Rio Mamanguape no Agreste/Brejo paraibano. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1089
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Luana Dionísio da Silva.pdfLetícia Luana Dionísio da Silva2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.