Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1090
Título: Problemas ambientais causados pelo crescimento urbano na cidade de São José do Campestre - RN
Autor(es): Soares, Daionara de Lima
Palavras-chave: Crescimento urbano
Problemas ambientais
Planejamento urbano
Data do documento: 17-Jul-2013
Resumo: Os problemas ambientais refletem diretamente na qualidade de vida da população e do meio ambiente. Com a expansão da cidade, novos espaços vão sendo ocupados, os rios são aterrados ou canalizados, a vegetação é derrubada, o relevo é alterado e os solos perdem a sua capacidade agrícola. Tudo isso gera modificação da natureza no ambiente urbano e cria condições impróprias de se viver e um alto poder de desgaste ao meio ambiente. O objetivo dessa pesquisa é conhecer as causas e consequências dos problemas ambientais causados pelo crescimento urbano na cidade de São José do Campestre (SJC) - RN, para contribuir com sugestões de reorganização do espaço na área urbana, no contexto da sustentabilidade ambiental e do planejamento urbano. A presente pesquisa se baseou no levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, através de observações no espaço urbano e entrevistas, pesquisas ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Prefeitura Municipal de SJC, Secretaria de Obras e Urbanismo, Secretaria de Turismo e Meio ambiente. Através dos resultados obtidos constatou-se que, pela falta de planejamento urbano, muitas áreas da cidade de SJC são ocupadas irregularmente, tais como, ocupação na margem do rio Jacu, em elevações de relevo, que dificulta o tráfego de carros e pessoas; a falta de saneamento básico em grande parte da cidade, é responsável pela presença dos resíduos sólidos e líquidos lançados no meio urbano, o que ocasiona diversos problemas de saúde, mau cheiro, poluição visual, do solo, do ar e dos recursos hídricos. É de grande importância que os órgãos públicos responsáveis tomem providências para criação de um planejamento urbano adequado, elaboração de projetos de desenvolvimento sustentável, que vise a melhor qualidade de vida para população e preservação do meio ambiente.
Descrição: SOARES, D. de. L. Problemas ambientais causados pelo crescimento urbano na cidade de São José do Campestre - RN. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1090
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daionara de Lima Soares.pdfDaionara de Lima Soares2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.