Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1092
Título: Impactos ambientais ocasionados a partir do crescimento demográfico e da expansão urbana do município de Itapororoca - PB
Autor(es): Silva, Leandro Alfredo dos Santos
Palavras-chave: Meio ambiente
População
Urbanização
Data do documento: 17-Jul-2013
Resumo: O município de Itapororoca-PB apresentou um aumento populacional significativo nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatista (IBGE) na década de 1970 a cidade tinha uma população de 11.778 habitantes, após 42 anos a mesma já se encontrava com 16.977 habitantes. Na medida em que a população cresceu sem um planejamento adequado surgiram vários problemas no município, um deles que podemos citar foram os impactos ambientais. O objetivo dessa pesquisa é analisar os impactos ambientais ocasionados a partir do crescimento demográfico e da expansão da área urbana de Itapororoca-PB. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidas as seguintes etapas: levantamento de material bibliográfico, análise de dados do IBGE, reconhecimento do campo de pesquisa nas áreas do lixão municipal, piscina da nascença e a Rua projetada no Bairro dos Estudantes. Em campo na nossa área de pesquisa constatou-se que o crescimento demográfico do município de Itapororoca, somado a sua continua expansão urbana, tem causado danos ao meio ambiente de forma impactante. A população do município de Itapororoca-PB vem crescendo acentuadamente, mas tal crescimento não está pautado em bases sustentáveis, visto que não existem politicas públicas para o meio ambiente. Na ausência de tais politicas, foram verificados diversos impactos ao meio ambiente no município, à exemplo da acumulação de lixo de forma irregular, desmatamento da mata da nascença para a utilização na agricultura e lançamento de esgoto diretamente na rua por diversos moradores. Está claro que o meio ambiente não suportará essas pressões que vem sendo empreendidas sobre o mesmo.
Descrição: SILVA, L. A. dos. S. Impactos ambientais ocasionados a partir do crescimento demográfico e da expansão urbana do município de Itapororoca - PB. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1092
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Alfredo dos Santos Silva.pdfLeandro Alfredo dos Santos Silva2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.