Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10920
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Izaias de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-01T16:08:50Z | - |
dc.date.available | 2016-08-01T16:08:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10920 | - |
dc.description | LIMA, Izaias de Sousa. Uma avaliação do uso das TICs como ferramenta didática no ensino de ciências. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da utilização das novas tecnologias no ambiente escolar, voltada para o ensino de ciências, de forma inovadora e significativa. Verificamos que as novas tecnologias tem contribuído para mudanças nos modos da prática de ensino, agregando valores e ampliando os horizontes da aprendizagem, sendo relevante no processo educacional. Compete, portanto, aos professores estarem cotidianamente mais familiarizados com novas abordagens, integrando conteúdos e interagindo com os educandos, dinamizando os mecanismos de busca e assimilação das informações para a construção do conhecimento científico; para tanto, é preciso existir uma abertura para o desenvolvimento de novas habilidades e competências, mediando saberes. Dessa forma, o objetivo do estudo consiste em avaliar a importância dada pelos professores de Ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano de suas práticas. Para tanto, trata-se de um estudo observacional, transversal, quantiqualitativo, com análise estatística e procedimento comparativo e descritivo. A técnica usada foi a observação direta extensiva. A população estudada constituiu-se de 2 professores da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo. Os dados foram coletados através de questionário semi-estruturado. Os dados quantitativos foram tabulados com o auxílio do Software SPSS Statistic for Windows – versão 2013 e analisados com o auxílio da estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos foram analisados com o auxílio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Diante disso, o estudo permitiu concluir que o uso das TICs possibilita a criação de um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, um ambiente propício ao compartilhamento de novos saberes, afirmando a figura do professor como o agente que educa e o aluno como aquele que é transformado através do diálogo instituído através dos vínculos construídos entre eles. Para tanto, o professor precisa estar constantemente familiarizado e conectado com esse ambiente digital. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Informação | pt_BR |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.title | Uma avaliação do uso das TICs como ferramenta didática no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - IZAIAS DE SOUSA LIMA.pdf | 593.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.