Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Marcia Andreia-
dc.date.accessioned2016-08-01T16:16:34Z-
dc.date.available2016-08-01T16:16:34Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10921-
dc.descriptionNEVES, marcia Andreia. As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita de alunos em alfabetização na Escola municipal Pedro Pedrosa Amador no município de São Bestião do Umbuzeiro-PB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa ora apresentada teve por finalidade identificar quais as principais dificuldades de leitura e de escrita de alunos em processo de alfabetização quando ingressados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Na busca pela compreensão de como constroem tais conhecimentos, visitamos atividades e experiências de metodologias utilizadas pelos docentes para desenvolver tais habilidades na alfabetização, as quais, também consideramos pertinente as respostas dos alunos para se trabalhar a partir destes. Assim, a metodologia adotada a respeito da compreensão das dificuldades de aprendizagem na alfabetização se baseou numa relação teoria e prática estabelecendo diálogos com REGO (1995); VYGOTSKY (1989), FERREIRA e TEBEROSKY (1999) e SOLÉ (1998). A conclusão deste momento da pesquisa agrega a importância da definição de metodologias favoráveis ao (re)conhecimento nível de alfabetização em que se encontra os alunos, para que possa percorrer métodos de ensino que lidem com as dificuldades, especificadamente diferentes, entre os alunos da alfabetização. Na escrita os alunos têm dificuldades na transcrição do objeto para a sua palavra representante, confundindo letras com números quando estas estão relacionadas entre si, e, na leitura têm dificuldades de juntar sílabas, ler palavras e pequenas frases. Assim, é crucial que o professor busque atividades que proporcionem a superação desses impasses nos alunos, e sempre intervir para ter um processo de ensino e aprendizagem de qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marlene Macario de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem e dificuldadept_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.titleAs dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita de alunos em alfabetização na Escola Municipal Pedro Pedrosa Amador no Município de São Sebastião do Umbuzeiro - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARCIA ANDREIA NEVES.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.