Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1094
Título: Processo de urbanização do Morro do Cruzeiro no município de Alagoa Grane/PB
Autor(es): França, Wllame Walkiria Nóbrega de
Palavras-chave: Urbanização
Degradação ambiental
Degradação social
Data do documento: 17-Jul-2013
Resumo: O estudo de ocupação do espaço, através do processo de urbanização em um determinado local, vem nos mostrar a relação da sociedade com o meio, explicando assim as transformações sofridas no espaço com o passar do tempo. O presente trabalho tem como objetivos explicar quais fatos contribuiram para esta ocupação ser feita em uma área de acesso tão complicado como o Morro do Cruzeiro em Alagoa Grande-PB (em relação às formas de relevo), entender como os fatores econômicos influenciaram para que ocorresse esta ocupação, demonstrar diferenças urbanas, paisagísticas que ocorreram no Morro do Cruzeiro, relatar como é a vida dos habitantes daquele local e quais suas necessidades. O método empregado constituiu-se de revisão bibliográfica, pesquisas e entrevistas a campo levando em consideração as observações do autor e das entrevistas realizadas. Fez-se um estudo sobre o processo de ocupação, a degradação ambiental e falta de infraestrutura naquela área. Os entrevistados foram moradores daquela localidade. Foram identificados diversos problemas ambientais e sociais no Morro do Cruzeiro; confirmou-se que a população que degrada é a mesma que precisa de estrutura e informações para preservar a localidade. Foi possível analisar toda a problemática que envolve a ocupação desta área, os motivos para esta ocupação, as instabilidades ambientais causadas pelos agentes humanos e da natureza, a falta de infraestrutura e o modo de vida dos habitantes do Morro do Cruzeiro. Conclui-se que a desapropriação de algumas casas e o reflorestamento da área seria a medida mais cabível, no entanto seria necessário algumas políticas públicas. Alternativas para minimizar os problemas seriam a reciclagem, a revegetação das áreas que sofrem com as instabilidades ambientais e a criação de uma associação para reivindicar melhorias para a comunidade. O ser humano transforma o meio ambiente e molda a dinâmica da paisagem.
Descrição: FRANÇA, W. W. N. de. Processo de urbanização do Morro do Cruzeiro no município de Alagoa Grane/PB. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1094
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wllame Walkiria Nóbrega de França.pdfWllame Walkiria Nóbrega de França3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.