Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1095
Título: Agricultura de subsistência na comunidade do Sítio Tomé município de Mulungu – PB
Autor(es): Cordeiro, Josédna Alves da Silva
Palavras-chave: Agricultura
Cultura de subsistência
Pequeno produtor
Data do documento: 17-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância da agricultura de subsistência na Comunidade do Sítio Tomé, município de Mulungu/PB, fazendo parte da Mesorregião do Agreste e da Microrregião de Guarabira, tomando por base os meios utilizados para a produção agrícola que favorece o agricultor e a sua família. Sob essa perspectiva foi elaborado um estudo sobre a situação econômica, social e cultural vivenciada pelo pequeno produtor rural, buscando dar uma contribuição por meio dos resultados alcançados através da pesquisa, para a compreensão da realidade vivida pela comunidade e a construção de uma base teórica e também estatística que sirva como instrumento para a criação e implementação de políticas públicas que venham favorecer o pequeno agricultor da comunidade. A pesquisa iniciou-se em agosto de 2011, com a delimitação da área de estudo e do tema abordado. Em seguida foi realizado o levantamento bibliográfico referente ao tema, bem como as visitas ao campo, oportunidade em que foram realizados os seguintes procedimentos: coleta de dados estatísticos, entrevistas, realização de cobertura fotográfica, aplicação de questionários, etc. Estas etapas foram encerradas no mês de junho de 2012, com a redação do texto e a digitação final. Foi constatada a grande importância que tem a agricultura na produção do espaço geográfico, levando em conta os benefícios e malefícios do processo de modernização da agropecuária, o domínio dos variados gêneros agrícolas na paisagem local e sua importância para a vida econômica, social e cultural da população, principalmente dos pequenos agricultores, onde muitos buscam ajuda no microcrédito do PRONAF, investindo tudo na produção agrícola. Percebeu-se que os agricultores da Comunidade do Sítio Tomé utilizam, na maioria das vezes, práticas rudimentares, porque a dificuldade ao acesso de técnicas agrícolas mais sofisticadas é grande e também por falta de capital. Foi constatada a necessidade de políticas públicas por parte dos governos (Federal, Estadual e Municipal) e mais investimentos que possam beneficiar o pequeno produtor rural.
Descrição: CORDEIRO, J. A. da. S. Agricultura de subsistência na comunidade do Sítio Tomé município de Mulungu – PB. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1095
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josédna Alves da Silva Cordeiro.pdfJosédna Alves da Silva Cordeiro4.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.