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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Luzinete Cardoso da | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-01T20:41:29Z | - |
dc.date.available | 2016-08-01T20:41:29Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10957 | - |
dc.description | SILVA, L. C. da. Formação do professor de geografia: um olhar sobre o estágio supervisionado. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estágio Supervisionado é um momento de fundamental importância no processo da formação profissional, são momentos de experiências e práticas, pois é uma atividade que possibilita ao acadêmico a oportunidade de colocar em prática, todas as teorias adquiridas durante sua formação. Em face do exposto, este trabalho pretende analisar o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Geografia, com o intuito de refletir sua importância para a formação do professor de geografia da educação básica. Para tanto, os objetivos específicos desejam: refletir o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Geografia, no Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de um relato de experiência de uma professora em formação; discutir o referencial teórico sobre a formação do professor de geografia para atuar na educação básica, mais precisamente no ensino médio e apontar algumas considerações sobre a importância do estágio supervisionado para o professor em formação, mediante a prática do planejamento de ensino como atividade docente. Nessa perspectiva as metodologias partiram de pesquisas bibliográficas e de campo, através de relato de experiência, fazendo-se comparação entre a literatura pedagógica sobre formação de professor e as experiências vivenciadas em regência no estágio supervisionado. Portanto, entender como o estágio supervisionado pode contribuir na formação do professor é o problema que norteia esta pesquisa, uma vez que pensar a formação do professor de geografia possibilita inferir relações com o estágio supervisionado como elemento que contextualiza teoria e prática, possibilitando o desenvolvimento profissional do professor em formação. Sendo assim, o referencial teórico contempla, dentre outros, LIBÂNIO (1994), PIMENTA & LIMA (2011) e VESENTINI (2007, p. 7-8). Perante as discussões teóricas e o relato de experiência apresentado, conclui-se que, o estágio supervisionado no curso de geografia, assim como em outros cursos de licenciatura, ainda é um desafio que precisa ser superado, evitando-se o distanciamento entre teoria e prática, de modo que o professor em formação tenha condições plenas para o desenvolvimento de suas atividades e consiga obter experiências exitosas e não frustrantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientado: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Teoria e prática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Formação do professor de geografia: um olhar sobre o estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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