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dc.contributor.authorSilva, Luzinete Cardoso da-
dc.date.accessioned2016-08-01T20:41:29Z-
dc.date.available2016-08-01T20:41:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10957-
dc.descriptionSILVA, L. C. da. Formação do professor de geografia: um olhar sobre o estágio supervisionado. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEstágio Supervisionado é um momento de fundamental importância no processo da formação profissional, são momentos de experiências e práticas, pois é uma atividade que possibilita ao acadêmico a oportunidade de colocar em prática, todas as teorias adquiridas durante sua formação. Em face do exposto, este trabalho pretende analisar o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Geografia, com o intuito de refletir sua importância para a formação do professor de geografia da educação básica. Para tanto, os objetivos específicos desejam: refletir o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Geografia, no Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de um relato de experiência de uma professora em formação; discutir o referencial teórico sobre a formação do professor de geografia para atuar na educação básica, mais precisamente no ensino médio e apontar algumas considerações sobre a importância do estágio supervisionado para o professor em formação, mediante a prática do planejamento de ensino como atividade docente. Nessa perspectiva as metodologias partiram de pesquisas bibliográficas e de campo, através de relato de experiência, fazendo-se comparação entre a literatura pedagógica sobre formação de professor e as experiências vivenciadas em regência no estágio supervisionado. Portanto, entender como o estágio supervisionado pode contribuir na formação do professor é o problema que norteia esta pesquisa, uma vez que pensar a formação do professor de geografia possibilita inferir relações com o estágio supervisionado como elemento que contextualiza teoria e prática, possibilitando o desenvolvimento profissional do professor em formação. Sendo assim, o referencial teórico contempla, dentre outros, LIBÂNIO (1994), PIMENTA & LIMA (2011) e VESENTINI (2007, p. 7-8). Perante as discussões teóricas e o relato de experiência apresentado, conclui-se que, o estágio supervisionado no curso de geografia, assim como em outros cursos de licenciatura, ainda é um desafio que precisa ser superado, evitando-se o distanciamento entre teoria e prática, de modo que o professor em formação tenha condições plenas para o desenvolvimento de suas atividades e consiga obter experiências exitosas e não frustrantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientado: Mônica de Fátima Guedes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleFormação do professor de geografia: um olhar sobre o estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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