Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Thayrine Farias | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-08T18:38:53Z | - |
dc.date.available | 2016-08-08T18:38:53Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.358 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11033 | - |
dc.description | CAVALCANTE, T. F. O uso da robótica educacional na Matemática: Análise de erros por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, de caráter qualitativo, é fruto do projeto em rede OBEDUC/CAPES entre as Instituições de ensino superior UFMS/UEPB/UFAL, sendo nossa pesquisa realizada no Núcleo UEPB, Equipe Robótica. A pesquisa de campo foi dividida em três etapas, sendo realizada em quatro dias. A Etapa 1 tinha como propósito identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da Matemática. A Etapa 2 versou sobre a ambientação e aplicação da proposta didática desenvolvida pela Equipe Robótica. A Etapa 3 versou sobre a aplicação de um Questionário Final, objetivando identificar as possíveis mudanças nos conhecimentos dos alunos. A proposta didática elaborada pela Equipe Robótica foi dividida em Partes I e II. As mesmas abordavam Geometria e Raciocínio Proporcional, respectivamente. A Parte I continha apenas uma atividade (Atividade 1), e a Parte II dividida em três atividades (Atividade 1, 2 e 3). Em nossa pesquisa discutimos o uso da Robótica Educacional (RE) como uma tecnologia que pode ser usada em sala de aula pelo professor de Matemática. Na mesma discutimos as Atividades 1 e 3 da Parte II da proposta didática, via análise de transcritos e filmagens dos alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Virgínius da Gama e Melo, localizada em Campina Grande, Paraíba. As perguntas norteadoras de nossa pesquisa foram: É viável usar a Robótica Educacional nas aulas de Matemática? e Até que ponto o uso da RE poderá ajudar na aprendizagem do aluno? Tomamos como base para análise dos dados a análise de erros, pois a mesma visa, a partir do erro, reconstruir a aprendizagem do aluno. A partir das análises, percebemos que a Robótica é uma ferramenta motivadora e que pode auxiliar nas aulas de Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Análise de erros | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | O uso da robótica educacional na Matemática: Análise de erros por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thayrine Farias Cavalcante.pdf | PDF - Thayrine Farias Cavalcante | 3.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.