Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Edmara Bronzeado da-
dc.date.accessioned2013-07-17T16:36:58Z-
dc.date.available2013-07-17T16:36:58Z-
dc.date.issued2013-07-17-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1113-
dc.descriptionSILVA, E. B. da. Análise do ensino de geografia na Escola de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, em Pirpirituba - PB, por meio do estágio supervisionado. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.pt_BR
dc.description.abstractAntes de tudo, convém salientar que prática pedagógica é uma prática social. A prática pedagógica é considerada uma dimensão da prática social, pois a mesma é influenciada pelos aspectos conjunturais e estruturais da sociedade. Daí a importância de se refletir a prática docente em nosso contexto sociocultural tão diverso, onde fatores como as novas tecnologias provocam grandes mudanças na relaçãoentre professores/alunos. Pode-se dizer que o presente trabalho, representa uma reflexão sobre a prática pedagógica e sua importância para construção da carreira e da própria identidade do professor. Sendo resultado das atividades desempenhada no Estágio Supervisionado pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus III Guarabira-PB, no qual despertou-me o interesse em conhecer as características do ensino de Geografia na EEEFM Augusto de Almeida localizada em Pirpirituba - PB. Entendendo o Estágio Supervisionado como parte da formação inicial do licenciando em Geografia, que possibilita a aplicação prática do arcabouço teórico adquirido no curso. Nosso objetivo foi apresentar e refletir os resultados da análise sobre a prática docente, o uso do livro didático e a relação professor-aluno no ensino de Geografia. Nesse sentido, para a realização da pesquisa, fizemos levantamentos e observações pautadas nos aspectos quantitativos, levantamento do número de professores, de alunos, funcionários e dependências da escola; aplicamos questionário aos docentes e discentes, com uma obtenção de cunho qualitativo, juntamente com as observações da prática docente, análise do material didático e análise dos questionários aplicados. Além das observações, também houve a regência, onde foi trabalhada a temática “Região Nordeste Brasileira”, e junto com os alunos foi refletida a forma como o livro didático representava o Nordeste e os nordestinos, o que nos proporcionou traçar um paralelo entre o conhecimento dos alunos sobre a temática com as informações trazidas no material didático. Disso tudo, veio-me a conclusão da fundamental importância do Estágio Supervisionado para minha formação, pois me proporcionou o contato direto com a realidade da sala de aula; levou-me a sentir da responsabilidade em ter de planejar aulas cada vez mais atrativas e de acordo com a realidade dos alunos; enfim, a repensar as dificuldades e os desafios envoltos no ensino/aprendizagem da disciplina de Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografia – ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleAnálise do ensino de geografia na Escola de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, em Pirpirituba - PB, por meio do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edmara Bronzeado da Silva.pdfEdmara Bronzeado da Silva1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.