Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Bruno Herbet Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-23T13:26:20Z | - |
dc.date.available | 2016-08-23T13:26:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-18 | - |
dc.identifier.other | 657 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11147 | - |
dc.description | SOUZA, B. H. S. de. Processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior no estado da Paraíba. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | A fim de tornar a informação contábil um padrão único fez-se necessário à convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais. Investigar como os docentes estão passando por esse processo é fundamental, portanto o presente estudo teve como objetivo verificar a percepção dos docentes que atuam nas instituições de ensino superior no estado da Paraíba sobre o processo de convergência das normas de contabilidade aos padrões internacionais. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e bibliográfica, já à abordagem do problema (qualitativa e quantitativa), cuja coleta de dados realizou-se por meio da aplicação de questionários com 30 docentes. Os resultados obtidos foram que 80% dos respondentes buscam atualização dos pronunciamentos por meio de leitura de livros e 76,6% através da leitura do próprio CPC. Com relação ao nível de conhecimento dos docentes diante dos CPCs foi verificado que os pronunciamentos mais conhecidos por parte dos docentes foram o CPC 00 (estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis) e Contabilidade para pequenas e medias empresas (PME). Sobre o método mais adotado pelos docentes em sala de aula observou que 36,67% de acordo com a escala likert na maioria das vezes abordam as normas com base nas leis 11.638/07 e 11.941/09. Os resultados sinalizam que a maioria dos respondentes não desconhece totalmente o atual processo de convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais, entretanto, o conhecimento dos procedimentos contábeis em conformidade com o Pronunciamento Técnico destinado tem ocorrido quando as práticas coincidem com aquelas que usualmente já estavam sendo executadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Janayna Rodrigues de Morais Luz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Padrões internacionais de contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Convergência da contabilidade brasileira | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Instituição de ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.title | Processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior no estado da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 25 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bruno Herbet Santos de Souza.pdf | 425.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.