Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1115
Título: A adoção da governança corporativa como vantagem competitiva para PME's que buscam a internacionalização
Autor(es): Lima, Bianca Guaracy Carvalho da Cruz
Palavras-chave: Pequenas Empresas
Administração
Governança Coorporativa
Internacionalização
Data do documento: 17-Jul-2013
Resumo: Levando em consideração as oportunidades geradas pela globalização e a crescente importância das PME’s na economia, bem como o acirramento da concorrência e a necessidade de profissionalização dessas empresas para que se mantenham competitivas no mercado, o presente trabalho teve como objetivo geral apresentar as vantagens competitivas que a governança corporativa traz para as PME’s que procuram se internacionalizar. O referencial teórico inclui autores e pesquisas sobre governança corporativa, internacionalização e PME’s, apresentado conceitos, características, práticas, importância, entre outros. Para atingir o objetivo geral foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Os resultados mostram os benefícios gerados pela governança corporativa, como adaptá-la às características específicas de uma PME, os requisitos necessários para a internacionalização e finaliza apresentando as situações em que as práticas de governança corporativa podem facilitar o processo de internacionalização da pequena e média empresa, evidenciando, portanto, a importância da adoção da governança corporativa para que a companhia tenha sucesso.
Descrição: LIMA, B. G. C. da C. A adoção da governança corporativa como vantagem competitiva para PME's que buscam a internacionalização. 2010. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1115
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bianca Guaracy Carvalho da Cruz Lima.pdfBianca Guaracy Carvalho da Cruz Lima1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.