Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1122
Título: Certificação ISO 9001: estudo da percepção dos clientes internos sobre os beneficios proporcionados aos clientes externos da Gama Diesel Ltda. em C.G./Pb
Autor(es): Costa, Priscilla Nogueira
Palavras-chave: Qualidade
ISO 9001:2000
Data do documento: 17-Jul-2013
Resumo: Sob a constante evolução do cenário econômico mundial, as organizações foram globalmente expostas à concorrência, o que exige melhor desempenho e renovação para a conquista de novos mercados. Para isto, é imprescindível a adoção de sistemas de gestão da qualidade, pois propõem o entendimento entre clientes e fornecedores, como também transmitem aos clientes a preocupação em fornecer e manter o padrão de qualidade. Neste sentido, o presente trabalho teve por desígnio identificar os benefícios proporcionados aos clientes externos pela certificação ISO 9001:2000 na percepção dos colaboradores da Gama Diesel Ltda. em Campina Grande – PB. Com a finalidade de atingir o proposto, utilizou-se um modelo de estudo de caso, assim como pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa. O universo da pesquisa foi composto por 44 clientes internos, deste foi extraída uma amostra 28 funcionários que totalizou aproximadamente 64% desse universo.Para o possível levantamento de dados, utilizou-se uma enquete, onde os colaboradores expressaram suas opiniões diante dos resultados conseguidos a partir da certificação ISO 9001:2000. Após a enquete verificou-se a visão positiva que os colaboradores observaram, no que concernem os clientes externos, citando benefícios como, melhoria no atendimento, aumento da confiança dos clientes na organização, melhoria no pós-venda e conseqüentemente nos serviços prestados, maior satisfação dos clientes, organização e agilidade nos processos, empresa mais limpa e organizada para receber os clientes, maior satisfação dos clientes internos e colaboradores mais qualificados. Logo, ressalta-se que a empresa só obteve ganhos com a aquisição do sistema de gestão da qualidade, mostrando aos clientes os atributos da organização, consolidando ainda mais a Volkswagen no mercado de caminhões e ônibus.
Descrição: COSTA, P. N. Certificação ISO 9001: estudo da percepção dos clientes internos sobre os beneficios proporcionados aos clientes externos da Gama Diesel Ltda. em C.G./Pb. 2010. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1122
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscilla Nogueira Costa.pdf873.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.