Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11237
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rabuske, Fabiane Luiza | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-30T23:40:41Z | - |
dc.date.available | 2016-08-30T23:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11237 | - |
dc.description | RABUSKE, F. L. Avanços e desafios da política nacional de educação especial: a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa os avanços e desafios para inclusão dos alunos no ensino regular a partir da promulgação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva em 2008. O estudo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e documental a partir da leitura e análise de livros e artigos científicos sobre o tema e de documentos jurídicos que tratam do direito à educação e a inclusão social de pessoas com deficiência. Buscou-se, no primeiro momento traçar um breve contexto histórico da Educação Especial que constitui-se em uma modalidade de ensino que engloba os níveis da Educação Básica e Educação superior e todas as etapas e modalidades da Educação Nacional. A referida política tem como base os princípios da inclusão no que se refere a aceitação das diferenças, valorização do indivíduo e convivência com a diversidade. No segundo momento tratou-se de descrever a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva, enfocando seus princípios, diretrizes e finalidades. O maior avanço da política foi reconhecer o direito dos alunos com deficiência a aprender a partir de suas capacidades, visando a construção de uma escola que não exclua e sim acolha a todos, respeitando as suas limitações e novas práticas de ensino especial buscando garantir o acesso ao direito à educação inclusiva. Incluir, respeitar a diversidade, as diferenças, acabar com o preconceito, são alguns dos maiores desafios não só da respectiva política, mas também da sociedade, em todos os seus segmentos. Aponta-se a necessidade e urgência de se enfrentar o desafio da inclusão no âmbito escolar e colocar em prática os meios pelos quais ela se concretiza. A busca pela educação inclusiva envolve não somente a pessoa com deficiência, mas também a família, a escola e a sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Terçália Suassuna Vaz Lira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Avanços e desafios da política nacional de educação especial: a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fabiane Luiza Rabuske.pdf | 282.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.