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dc.contributor.authorNeves, Geniarle Maia Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-09-01T16:40:14Z-
dc.date.available2016-09-01T16:40:14Z-
dc.date.issued2014-05-26-
dc.identifier.otherCDD 371.334-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11244-
dc.descriptionNEVES, Geniarle Maia Rodrigues. Programa Um Computador por Aluno - PROUSA - Projeto Educacional em Tecnologia e Inclusão Gigital e sua implantação na Escola Normal Professor Pedro Augusto de Almeida, Bananeiras-PB. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo apresentar o “Programa Um Computador Por Aluno” - PROUCA, e sua implantação na Escola Normal Estadual Professor Pedro Augusto de Almeida, em Bananeiras. Nosso interesse estava em investigar os aspectos pedagógicos que eram vivenciados através do programa, e como seus recursos eram utilizados no dia a dia da escola. Através de uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, entrevistamos professores, gestores e alunos/as, com o intuito de mapear a utilização dos laptops pelos diferentes sujeitos pesquisados. Para tanto, lançamos mão de questionários semiestruturados, visando nortear um estudo de caso. Neste percurso, buscamos dialogar principalmente com Castells (1999, 2005), Kenski (2003, 2010) e Lévy (1999, 2003), dentre inúmeros outros autores que se dedicaram por estudar as relações entre as novas tecnologias e a educação. A priori, as impressões alcançadas ao longo da pesquisa nos apontam alguns elementos que dificultam a utilização do programa e a aprendizagem que poderia advir dele, tais como: a má infraestrutura da escola, a dificuldade de formação dos professores e a falta de planejamento das atividades que necessitam do uso das tecnologias. Os resultados também mostraram que a escola não está promovendo uma inclusão digital e que necessita de um apoio pedagógico mais eficiente por parte da instituição promotora das formações – a UFPB, como também por parte do MEC quando se refere ao suporte técnico. Tais iniciativas, quando reajustadas, poderiam facilitar o bom andamento do programa, como também propiciar estímulos a uma maior utilização destes recursos didáticos em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciano Nascimento Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPROUCApt_BR
dc.titlePrograma Um Computador por Aluno - PROUSA - Projeto Educacional em Tecnologia e Inclusão Gigital e sua implantação na Escola Normal Professor Pedro Augusto de Almeida, Bananeiras - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

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