Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1126
Título: Desenvolvimento de equipes de vendas diretas: um estudo de caso na Avon Cosméticos
Autor(es): Carvalho, Sheila Souza Torres de
Palavras-chave: Venda Direta
Desenvolvimento de Equipes
Revendedora Avon Cosméticos
Data do documento: 18-Jul-2013
Resumo: Sabe-se que a venda direta é uma forma de distribuição de produto caracterizada pela venda sem intermediários entre fabricante e consumidor, ou seja, sem a utilização dos tradicionais atacadistas e varejistas. Trata-se da forma mais antiga de vender; um dos meios mais dinâmicos e cômodos de negociação, tanto para os clientes como para os revendedores, que são o elo entre a empresa e o consumidor final. Neste contexto, a Avon Cosméticos é reconhecida no mercado como uma das empresas que melhor desenvolve o trabalho de venda direta, sendo líder mundial em venda direta de produtos de beleza. São mais de cinco milhões de revendedoras autônomas em todo o mundo, um bilhão de vendas realizadas por ano e uma legião sempre crescente de consumidores satisfeitos. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo identificar como a Avon Cosméticos vem desenvolvendo suas equipes de vendas diretas. Para tal, na metodologia foram utilizadas pesquisas do tipo: descritiva, explicativa, bibliográfica, documental, de campo, estudo de caso e qualitativa. O instrumento da pesquisa foi uma entrevista semi-estruturada aplicada aos diretores e gerentes, além de algumas pessoas envolvidas nas equipes de vendas. Para estes últimos, a entrevista envolveu uma amostragem com 6 pessoas, sendo 3 gerentes de setor e 3 executivas de vendas. Além das entrevistas foram realizados estudos em documentos da empresa, tornando-se possível identificar: fatores históricos; evolução do sistema; fatores legais; a situação atual venda direta; credibilidade do sistema, fatores culturais, fatores de distribuição e venda; princípios de remuneração, relacionamento e a ação mercadológica empregada pelas empresas. Nos resultados obtidos verificou-se que Avon investe fortemente em treinamentos, considerando que são importantes para desenvolver as habilidades e o conhecimento para a função, mas o plano de desenvolvimento individual é direcionado para desenvolver as competências necessárias, e traçar as metas de curto, médio e longo prazo; o diferencial entre suas concorrentes é capacitar suas revendedoras; há forte ligação da venda direta com o relacionamento pessoal e familiar de seus consumidores; entender e conhecer a equipe, traçar planos de desenvolvimento conforme sua necessidade e avaliar a vontade própria da equipe fazem com que o grupo esteja alinhado e comprometido com o resultado; a equipe preparada e com perfil adequado às características, valores e competências da empresa para determinada função, no caso, vendas.
Descrição: CARVALHO, S. S. T. de. Desenvolvimento de equipes de vendas diretas: um estudo de caso na Avon Cosméticos. 2010. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1126
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheila Souza Torres de Carvalho.pdfSheila Souza Torres de Carvalho1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.