Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Airton Romeu Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T20:32:18Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T20:32:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11283 | - |
dc.description | BEZERRA, A. R. F. A aplicação de algum conceitos matemáticos na comercialização da renda renascença: uma experiência de ensino/aprendizagem com as rendeiras da ASSOM. 2011. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | A carência de capacitação das artesãs produtoras de renda renascença da ASSOAM (Associação das Artesãs de Monteiro) para a comercialização de seus produtos motivou a aplicação de uma pesquisa do tipo etnográfica, com a realização de um curso-piloto, cuja finalidade foi de oportunizar a estas rendeiras a compreensão de alguns conceitos e procedimentos matemáticos, tais como: Resolução de problemas que simulam situações do cotidiano, envolvendo as quatro operações fundamentais da matemática com os números naturais e racionais na representação decimal; e a apresentação dos conceitos porcentagem, custo, lucro e desconto, para serem utilizados nas relações de compra e venda, com o propósito de melhorar a comercialização e lucratividade dos produtos. Baseando-se em Nóbrega (2005), destacamos a origem e a trajetória da Renda Renascença até a Paraíba, além de entender a situação econômica deste agrupamento social; com a proposta de D’Ambrósio (2005), a Etnomatemática possibilita analisar as situações de ensino/aprendizagem ocorridas durante o curso-piloto; sob a ótica de Mollica & Leal (2009), ressaltamos os métodos de cálculo mental utilizados pelas participantes para solucionar problemas que simulam situações cotidianas; e a partir das contribuições de Souza & Lucena (2008), destacamos as práticas de letramento/numeramento destas mulheres. Esta experiência favoreceu às rendeiras uma reflexão sobre o valor real das peças por elas produzidas, além de ferramentas matemáticas elementares para aperfeiçoar a comercialização dos seus produtos, apesar de mostrar-se também insuficientes para suprir todas as suas necessidades de capacitação, apontando diretrizes neste sentido. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Tatiana Fernandes Santana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Rendeiras | pt_BR |
dc.title | A aplicação de algum conceitos matemáticos na comercialização da renda renascença: uma experiência de ensino/aprendizagem com as rendeiras da ASSOM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VI - EM - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Airton Romeu Feitosa Bezerra.pdf | PDF - Airton Romeu Feitosa Bezerra | 155.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.