Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11284
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.contributor.author | Guimarães, Maria Zilda Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T20:40:45Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T20:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11284 | - |
dc.description | GUIMARÃES, M. Z. A. Utilização de jogos no ensino de matemática a partir de experiências no programa institucional de bolsas de iniciação a docência. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo central analisar a utilização dos jogos como um recurso pedagógico nas aulas de Matemática através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado a Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba na cidade de Monteiro-PB. Este programa é desenvolvido com alunos da graduação com o objetivo de fortalecer a formação inicial docente, através da inserção dos futuros professores nas escolas públicas conveniadas para o desenvolvimento de atividades de intervenção que possam contribuir para melhorar o ensino nas escolas públicas do País. Em junho de 2012 fui selecionada para participar do PIBID – Matemática como bolsistas de iniciação a docência. Por 3 (três) semestres seguidos desenvolvi sob a orientação do Prof. José Luiz Cavalcante intervenções que culminaram com a criação de um clube de Matemática, realização de oficinas, além das aulas expositivas, todas com aplicação de jogos matemáticos relacionados aos conteúdos estudados. A partir dessa experiência passamos a nos questionar qual o papel da utilização dos jogos como recurso pedagógico nestas intervenções. Para responder a essa indagação passamos a sistematizar algumas das atividades desenvolvidas na Escola Estadual João de Oliveira Chaves, com alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino Fundamental no ano de 2013. Através da pesquisa documental como metodologia e análise de relatos nos diários de bordo e relatórios institucionais construímos um corpus de investigação de nossa pesquisa. As experiências relatadas apontam que houve uma participação efetiva por parte dos alunos com a implementação dos jogos, além de nos propiciar experiências e conhecimentos importantes para nossa formação acadêmica como futuro docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | PIBID (Campus VI) | pt_BR |
dc.subject | Jogos na matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.title | Utilização de jogos no ensino de matemática a partir de experiências no programa institucional de bolsas de iniciação a docência. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Zilda Araújo Guimarães.pdf | PDF - Maria Zilda Araújo Guimarães | 69.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.