Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11286
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Maria da Conceição Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T21:05:19Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T21:05:19Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 460 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11286 | - |
dc.description | TEIXEIRA, M. C. A. O ensino de língua espanhola para surdos: um estudo teórico-crítico. 2010. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | No curso de graduação em Letras, Habilitação em Língua Espanhola do Campus VI da UEPB, os graduandos são motivados, pela maioria dos professores, a aplicarem o enfoque comunicativo em suas práticas pedagógicas, de forma que englobe as quatro destrezas indicadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN ao ensino de Língua Estrangeira (ler, ouvir, escrever e falar). No entanto, estes graduandos encontrarão, em suas salas de aula, alunos que não conseguirão fazer uso destas habilidades, como o caso específico dos alunos-surdos, incluídos em salas de ensino regular após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/96), que assegura, que seus professores devem ser capacitados para a integração destes alunos nas classes comuns (Art. 59, caput III). Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo principal fazer um estudo teórico-crítico sobre as teorias, métodos e concepções utilizados e incentivados para o ensino de língua estrangeira nas escolas de ensino regular com ênfase em uma clientela específica: os surdos. Para tanto, se traça um panorama histórico sobre o ensino da Língua Espanhola no Brasil e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula do ensino regular. Além disso, são levantadas discussões e reflexões acerca das teorias, métodos e concepções de ensino mais comumente utilizados pelos professores no ensino de língua estrangeira e sua aplicabilidade junto aos alunos-surdos. Ao final, chega-se à conclusão de que caberá ao professor perceber que método será o melhor utilizado para proporcionar ao aluno-surdo o acesso à educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Patrícia Aparecida Espina | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.subject | Teorias da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O ensino de língua espanhola para surdos: um estudo teórico-crítico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Conceição Almeida Teixeira.pdf | PDF - Maria da Conceição Almeida Teixeira | 97.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.