Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1131
Título: Estratégias de Marketing para tornar as Micro e Pequenas Empresas mais competitivas
Autor(es): Santana, Dayanne Silva
Palavras-chave: Marketing
Estratégias de Marketing
Micro e Pequenas Empresas
Data do documento: 18-Jul-2013
Resumo: Com o surgimento da globalização, o mercado tem passado constantemente por diversas transformações. Com isso as empresas vêm tentando inovar cada vez mais com planos e ações táticas que tenham eficiência e eficácia. Assim as micro e pequenas empresas precisam elaborar estratégias que venham aumentar o volume de vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. E com isso o marketing, que é a função empresarial que identifica necessidades e desejos dos clientes, especificando assim que os mercados-alvo serão assim melhor assistidos pela empresa que decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar e atender melhor ao cliente, através de estratégicas diversificadas. Face ao exposto, este trabalho teve como objetivo principal propor estratégias de marketing para tornar as micro e pequenas empresas mais competitivas. Foram desenvolvidas pesquisas do tipo, exploratória, descritiva, bibliográfica e qualitativa. Como resultado da pesquisa foi delineado modelos de estratégias de crescimento, manutenção, nicho ou foco, propostas por Hooley, Saunders e Piercy (2006), envolvendo desde a escolha até a operacionalização das mesmas. Espera-se que as propostas de modelos não sejam avaliadas como modismo ou mesmo fora da realidade das micro e pequenas empresas, mas como um modelo que poderá contribuir para a divulgação e um melhor desempenho de qualquer organização.
Descrição: SANTANA, D. S. Estratégias de Marketing para tornar as Micro e Pequenas Empresas mais competitivas. 2010. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1131
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayanne Silva Santana.pdfDayanne Silva Santana812.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.