Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1132
Título: Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável através da avicultura alternativa: o caso COPAF em São Sebastião de Lagoa de Roça – PB
Autor(es): Rodrigues Júnior, Kildare de Góes
Palavras-chave: Avicultura
Desenvolvimento Sustentável
Empreendedorismo
Data do documento: 18-Jul-2013
Resumo: O empreendedorismo é um jargão empresarial usado para caracterizar a capacidade de gerar e gerenciar idéias inovadoras possibilitando assim o desenvolvimento econômico e hoje em dia também o desenvolvimento sustentável, devido à necessidade da conscientização para utilizar os recursos de uma forma que possa atender a atual demanda sem comprometer as futuras gerações. Neste contexto, surge no município de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, a avicultura alternativa, que é caracterizada como atividade empreendedora com um futuro bastante promissor no desenvolvimento econômico, sustentável e também social. Este trabalho teve como principal objetivo identificar a importância da COPAF para o desenvolvimento da atividade de avicultura alternativa no município; além de identificar as mudanças ocorridas nas vidas dos avicultores que integram a COPAF. Para a realização do trabalho monográfico adotou-se o modelo de estudo de caso, seguido de pesquisas exploratória, descritiva e bibliográfica. Para preenchimento da pesquisa, o instrumento utilizado foi uma enquete, realizada com uma amostra de 10 avicultores. Após a coleta de dados, identificou-se que na opinião dos cooperados entrevistados, aspectos como: geração de renda; desenvolvimento sustentável; qualidade de vida foram citados como contribuição proporcionada pela COPAF ao município; enquanto que: fonte de renda, melhoria na qualidade de vida; acesso a mercado e cooperativismo foram aspectos abordados como mudanças que ocorreram após a criação da COPAF. Espera-se que a COPAF continue beneficiando os avicultores de São Sebastião de Lagoa de Roça bem como aos municípios circunvizinhos.
Descrição: RODRIGUES JUNIOR, K. de G. Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável através da avicultura alternativa: o caso COPAF em São Sebastião de Lagoa de Roça – PB. 2010. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1132
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kildare de Góes Rodrigues Júnior.pdfKildare de Góes Rodrigues Júnior1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.