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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Edilândia Soares | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T14:52:05Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T14:52:05Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 028.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11384 | - |
dc.description | RIBEIRO, E. S. Desvendando os segredos do outro: um olhar sobre a literatura infanto-juvenil e o implemento da Lei 10.639/03. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | É indiscutível que ao longo da história do Brasil, foi estabelecido neste país um modelo de educação excludente, visando impedir o acesso à escola de milhões de brasileiros desrespeitados devido à sua condição étnico-racial e cultural. Este trabalho busca investigar as possibilidades de implemento da Lei 10.639/03 através do trabalho com a literatura infanto-juvenil na sala de aula, especificamente com a obra Do outro lado tem segredos, de Ana Maria Machado, bem como a forma como esta pode contribuir para a valorização da nossa diversidade étnico-racial e cultural na escola. Para tanto, temos como objetivo geral analisar a forma como a imagem e a cultura negra têm sido representadas na referida obra e a influência que a leitura da mesma exerce na formação da personalidade de adolescentes e jovens que a ela têm acesso e como objetivos específicos, identificar nas tendências atuais da literatura infanto-juvenil pontos que buscam romper com os estereótipos e preconceitos raciais; analisar a forma de representação das personagens negras na escrita de Ana Maria Machado e por fim averiguar até que ponto o contato com textos desse gênero podem contribuir com a formação de uma consciência crítica livre de preconceitos e discriminações raciais. Esta pesquisa de base qualitativa e bibliográfica se fundamenta nos estudos desenvolvidos por ROSEMBERG (1979 e 1985), CASTILHO (2004b), GOUVÊA (2005), JOVINO (2006), OLIVEIRA (2003), dentre outros. Quanto a autores que discorrem acerca do trabalho com a literatura infantojuvenil na escola baseamo-nos em ZILBERMAN (2003) e PALO e OLIVEIRA (2006). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sueli Meira Liebig | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Ana Maria Machado | pt_BR |
dc.title | Desvendando os segredos do outro: um olhar sobre a literatura infanto-juvenil e o implemento da Lei 10.639/03 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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