Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1139
Título: Violência e criminalidade como condicionantes para alterações no espaço rural nos arredores do Sítio Gravatá de Piabas município de Araçagi - PB
Autor(es): Macêdo, Geovane Ferreira de
Palavras-chave: Violência
Criminalidade
Êxodo rural
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: Na sociedade atual é cada vez mais visível o aumento dos níveis de violência e criminalidade, basta ligar a televisão ou o rádio, abrir o jornal ou mesmo acessar a internet para perceber a quantidade de notícias com diversas ocorrências desse fenômeno. Diante destes fatos, tem surgido o interesse dos estudiosos de várias áreas do conhecimento científico, preocupados com a abordagem dos temas supracitados. Segundo colocações de Velho (2000), a sociedade brasileira encontrou no fenômeno da violência e nas suas várias configurações, uma variável importante para sua formação. Voltando ao passado mais remoto do país, ainda na época de sua colonização pelos portugueses, é possível perceber que a violência foi instalada a partir da introdução do projeto colonial lusitano, oportunidade em que a monocultura da cana-de-açúcar se expandiu pelos territórios ocupados pelas populações nativas. Com efeito, a legitimação da força militar resultou no extermínio dos inúmeros povos (processo de genocídio), considerados por muitos historiadores e geógrafos como os primeiros habitantes e verdadeiros donos das terras. Os processos de violência e criminalidade vêm se espalhando ao longo do tempo por diversas localidades habitadas pelo homem, não se tratando mais de um produto exclusivo das grandes cidades. Dessa maneira, novos espaços passam a ser afetados e modificados através dos sentimentos de medo, insegurança e impunidade gerados pelos atos de violência e crimes contra a população. Algumas das novas localidades afetadas por esses fenômenos são áreas pensadas segundo o senso comum da população, como sendo livres de processos violentos e criminosos, como as áreas rurais de algumas cidades pequenas. Uma das localidades rurais onde essa nova configuração da violência e criminalidade vem se instalando é a comunidade rural Gravatá de Piabas e seus arredores, no município de Araçagi, onde a incidência da violência sob a forma direta de crimes como furtos a residências acompanhados por atentados contra a população vem assombrando os moradores.
Descrição: MACÊDO, G. F. de. Violência e criminalidade como condicionantes para alterações no espaço rural nos arredores do Sítio Gravatá de Piabas município de Araçagi - PB. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1139
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovane Ferreira de Macêdo.pdfGeovane Ferreira de Macêdo2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.