Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Júlio César Sebastião da-
dc.date.accessioned2016-09-27T14:57:22Z-
dc.date.available2016-09-27T14:57:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11390-
dc.descriptionSILVA, J. C. S. da. O estágio no ensino de Geografia: uma experiência no Ensino Fundamental e Médio. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é qualificado como um relato de experiência, sendo elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, observações e regências nas aulas de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, localizada na Rua Sólon de Lucena nº 387, no município de Pirpirituba-PB. O trabalho apresenta uma temática do ensino de Geografia, numa perspectiva de crítica ao tradicionalismo e busca de subsídios para a construção de uma Geografia preocupada com a criticidade e o senso de cidadania dos educandos. O principal objetivo é destacar e relatar a importância do Estágio Supervisionado para a formação e qualificação de professores, assim como, para melhoria do Ensino de Geografia. Como embasamento teórico utilizamos os seguintes autores ANDRADE (2005), CANDAU (1988), CARLOS (2008), CASTRO E CARVALHO (2005), COSTA (2008), FERRAÇO (2008), FREIRE (1996), LIBÂNEO (2001), MALYSZ (2007), MENDONÇA (2012), PICONEZ (1991), REGO (2007), SEVERINO (2015), SOBRAL (2000), e VEIGA (2002). E como resultados, foram constatadas potencialidades e fragilidades no Ensino da Geografia nas turmas 6º e 7º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, onde foram realizados os estágios durante a Observação e a Regência em 2013 e 2014. Considerado positivo, os resultados mostram a participação ativa dos alunos em sala de aula durante as atividades, desenvolvendo uma aprendizagem significativa e a necessidade de uma reflexão crítica sobre a formação do professor de Geografia, que deve pensar e adotar novas metodologias e práticas docentes, visando melhorar a qualidade do ensino e estimulando e valorizando os estudantes dos Cursos de Licenciatura Plena em Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleO estágio no ensino de Geografia: uma experiência no Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlio César Sebastião da Silva.pdfJúlio César Sebastião da Silva401.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.