Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBeserra, Laize Rufino dos Santos-
dc.date.accessioned2016-09-27T16:46:20Z-
dc.date.available2016-09-27T16:46:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 372.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11398-
dc.descriptionBESERRA, L. R. dos S. A Educação Física no ensino fundamental de 1° ano ao 5° ano: análise da prática dos pedagogos da Escola Municipal Leonor Ramalho. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Física é componente curricular indispensável em todas as etapas da escolaridade, devendo ser um instrumento educacional trabalhado de forma criteriosa para obter o desenvolvimento integral da criança. A presente pesquisa aqui delineada buscou conhecer a realidade das aulas de Educação Física trabalhadas por professores pedagogos numa escola da rede municipal de ensino da cidade de Borborema-PB, no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. É uma pesquisa bibliográfica através de livros, artigos, monografias, baseados nos PCN’s, LDB, Darindo, Freire entre outros. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, analisou aspectos sobre a atuação do pedagogo nas aulas de EF, os conteúdos trabalhados, a participação dos alunos nas atividades propostas e também sobre quem deve ministrar as aulas, se é o professor regente ou o especialista na área. Diante dos resultados obtidos ficou evidenciado que apesar de alguns conteúdos da cultura corporal serem focados nas aulas, a atuação dos professores se encontra muito limitada a atividades recreativas. Necessita urgente de uma reformulação na forma como vem sendo trabalhada a EF na instituição pesquisada, uma das alternativas seria uma reformulação na organização do currículo, que deixe claro seus objetivos e competências a desenvolver, uma qualificação profissional, onde os professores sejam capacitados, para atuar de forma eficiente, ou ainda deixar a cargo da disciplina um professor licenciado em Educação Física.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciana Silva do Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEucação físicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA Educação Física no ensino fundamental de 1° ano ao 5° ano: análise da prática dos pedagogos da Escola Municipal Leonor Ramalhopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laize Rufino dos Santos Beserra.pdfLaize Rufino dos Santos Beserra495.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.