Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1140
Título: Análise do território rural: a agricultura familiar no assentamento Novo Salvador – Jacaraú - PB
Autor(es): Pessoa, Adriana Rodrigues
Palavras-chave: Assentamento rural
Agricultura familiar
Território
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho visa discutir mudanças ocorridas na agricultura com ênfase na agricultura familiar por se tratar de uma atividade que exerce função atuante na questão alimentar e no consumo interno. É uma atividade praticada pelo homem que remonta de “mais de 2 mil anos”, e, se tratando da produção familiar, esta tem lugar expressivo no espaço da produção do país, apesar do incentivo limitado às pequenas unidades de produção. Trata-se de uma apresentação de resultados de pesquisa em campo, no Assentamento Novo Salvador – Jacaraú/PB, como forma de exemplificar a importância da agricultura para o território, neste caso, o assentamento. O PA Novo Salvador teve início com a ocupação e acampamento do imóvel rural denominado "Salvador Gomes" pertencente à Usina Agicam, o Decreto Presidencial de 22 de outubro de 1997 tratou da desapropriação do imóvel com área de 968,0000 ha (novecentos e sessenta e oito hectares), localizado no município de Jacaraú/PB (Litoral Norte). O Projeto de Assentamento previa a criação de 98 (noventa e oito) unidades agrícolas familiares. O Novo Salvador foi articulado pela CPT (Comissão Pastoral da Terra). Foram três meses em acampamento até a desapropriação. Como instrumento e embase à pesquisa foi necessário uma reflexão teórica sobre território e referente à agricultura familiar no Brasil e em assentamentos. A realização do trabalho de pesquisa de campo, imprescindível, finaliza a metodologia necessária na conclusão deste trabalho de diagnóstico no Assentamento Novo Salvador. O Assentamento busca se firmar como território através da agricultura que desenvolve.
Descrição: PESSOA, A. R. Análise do território rural: a agricultura familiar no assentamento Novo Salvador – Jacaraú - PB. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1140
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Rodrigues Pessoa.pdfAdriana Rodrigues Pessoa958.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.