Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macena, Thayane Morais | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T17:48:58Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T17:48:58Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.other | CDD 418.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11425 | - |
dc.description | MACENA, T. M. O gênero poema e a construção de leitores: análise de duas propostas de aulas no ensino fundamental II da E. E. E. F. John Kennedy, 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Despertar o gosto pela leitura, sempre foi uma das finalidades da nossa prática em Língua Portuguesa. E hoje, com tantos recursos midiáticos, se tornou ainda mais difícil convencer o aluno da importância do exercício da leitura dos textos escritos na sala de aula. As principais indagações eram como despertar o aluno para a leitura de textos e quais gêneros textuais utilizar. Diante destas indagações, foram aplicados dois planos em sala de aula que utilizam o gênero poema para duas turmas – 8º e 9º anos da Escola de Ensino Fundamental John Kennedy, em Guarabira/PB. Os citados planos de aula foram baseados em material disponibilizado pela Revista Nova Escola. A partir da regência e observação das aulas, 02 em cada turma, se procedeu a análise qualitativa. A atuação nessa escola fez parte do PIBID – Programa de Iniciação à Docência, através do Subprojeto Língua Portuguesa PIBI/UEPB/CH. E, com o objetivo de refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa (leitura, literatura, gramática e produção de textos), no caso deste artigo, leitura, nos fundamentamos nas leituras de Pinheiro (2002), Micheletti (2001), Frantz (1997), Cunha (1986). Conclusivamente, se pode afirmar, após a prática em sala de aula que a leitura de textos poéticos consegue despertar o entusiasmo e a criatividade dos alunos, levando-os às novas leituras e novas percepções de mundo a partir dessas leituras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juarez Nogueira Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mediação da leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitores | pt_BR |
dc.subject | Poema – Gênero Literário | pt_BR |
dc.title | O gênero poema e a construção de leitores: análise de duas propostas de aulas no ensino fundamental II da E. E. E. F. John Kennedy | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thayane Morais Macena.pdf | Thayane Morais Macena | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.