Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1144
Título: O uso de índices climáticos para análise da suscetibilidade a desertificação nos Cariris Paraibano
Autor(es): Silva, Marília Cezyane da
Palavras-chave: Desertificação
Índices climáticos
Cariri paraibano
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: No Brasil, desde a década de 70 que o tema desertificação vem sendo discutida em duas correntes: antrópicas e naturais, onde a maioria dos estudiosos concordam que as influências das atividades antrópicas e as variações de clima e tempo, criam condições materiais para o estabelecimento do processo de desertificação. Contudo, foi tecnicamente estabelecido um Índice de Aridez (ou seja, uma razão entre a precipitação anual e a evapotranspiração potencial) compreendida entre 0,05 e 0,65, que abrangem às regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do mundo. Dessa forma o objetivo central do presente trabalho é elaborar um estudo de forma sistematizada das áreas desertificadas ou em processo de desertificação nos Cariris Velhos da Paraíba, levando-se em consideração os pilares que determinam o planejamento ambiental. Assim, recorremos aos fundamentos da pesquisa quantitativa, a partir de estimativas de aridez, já que o mesmo se apresenta como um estudo realizado através de observações sistemáticas. Sendo assim, utilizamos uma série de dados calculados através dos métodos climáticos Lang, Gaussen, Martonne e Lautensachmeyer, Gorezynski, Currey e Kernet que foram analisados, servindo de subsidio na elaboração do trabalho. A pesquisa levantou, ainda, as condições climáticas apresentadas na área em estudo, ressaltando sua fundamental importância para o resultado da mesma. Desse modo, podemos constatar que a crescente participação da atividade humana somada a uma área naturalmente propensa à desertificação, pelas condições hídricas, climáticas, tem sido fatores que tornaram a região do Cariri Paraibano uma área susceptível à desertificação. Localizado no centro-sul do estado da Paraíba no fim do percurso dos fluxos úmidos que direcionam para o semi-árido nordestino, constitui a diagonal mais seca do Brasil. A região caracteriza-se por sua severidade climática, com médias pluviométricas de 800 mm a 250 mm anuais; irregularmente distribuída tanto em nível espacial como temporal. Para o Cariri Paraibano observou-se que a faixa de temperaturas médias anuais, é entorno de 25°C a 27°C com uma deficiência hídrica inferior a 150 mm, ou seja, quanto mais as precipitações são fracas e a evaporação é elevada, maior é o índice de aridez. Sendo assim, entendemos que as condições climáticas nos Cariris são desfavoráveis, classificada em suma como uma região árida e continental. Todavia, e possível conter avanço da desertificação evitando as práticas inapropriadas nas áreas susceptíveis.
Descrição: SILVA, M. C. da. O uso de índices climáticos para análise da suscetibilidade a desertificação nos Cariris Paraibano. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1144
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Cezyane da Silva.pdfMarília Cezyane da Silva3.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.