Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Aline Maria Silva de-
dc.date.accessioned2016-09-27T18:01:19Z-
dc.date.available2016-09-27T18:01:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 574.526 5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11441-
dc.descriptionFIGUEIREDO, A. M. S. de. A visão dos alunos do Ensino Fundamental sobre a educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Isaura Fernandes de Souza, no município de Itapororoca/PB. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016pt_BR
dc.description.abstractNo século XX os problemas ambientais tornaram-se alvo de grande preocupação no âmbito nacional e internacional. Com isso, a sociedade percebeu a necessidade de inserir a educação ambiental no mundo, para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes. Atualmente este processo educativo tem sido incentivado, cada vez mais, nos diversos espaços educativos, principalmente nas escolas que representa um local bastante propício para promover a discussão sobre a relação do homem com o meio ambiente. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar a visão dos alunos sobre a educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Isaura Fernandes de Souza, localizada no município de Itapororoca/PB. Esta abordagem tornou-se necessário para saber se a temática está presente nesta instituição de ensino, segundo a perspectiva dos discentes. A fundamentação teórica foi baseada em estudos realizados por LOUREIRO (2004), SAUVÉ (2005), MELO (2007), ALVES (2007), TOZONI-REIS (2008), MORALES (2009), GÓES (2012), BARBIERI e SILVA (2011), REIGOTA (2012), entre outros autores. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização dessa pesquisa consistiram no levantamento bibliográfico, e uma pesquisa de campo onde foram efetuadas entrevistas estruturadas. A investigação trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de natureza quanti-qualitativo. Com os resultados obtidos foram feitos a sistematização e análise dos dados, tornando-se possível avaliar o posicionamento dos alunos diante da temática. Conclui-se que a educação ambiental está presente na grade curricular da escola investigada, mas na prática cotidiana dos alunos, professores e funcionários este processo muitas vezes não ocorre efetivamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cléoma Maria Toscano Henriquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA visão dos alunos do Ensino Fundamental sobre a educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Isaura Fernandes de Souza, no município de Itapororoca/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Maria Silva de Figueiredo.pdfAline Maria Silva de Figueiredo2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.