Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Isaac Cirilo de-
dc.date.accessioned2016-09-27T18:15:43Z-
dc.date.available2016-09-27T18:15:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11454-
dc.descriptionSOUZA, I. C. de. A gramática no ensino básico e na universidade: um breve estudo sobre as diferentes abordagens. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo faremos uma reflexão sobre o estudo de língua portuguesa, com enfoque para a abordagem da gramática e sua compreensão no ensino básico (fundamental e médio) e na universidade (ensino superior). Nossa pesquisa está voltada para a análise das aulas de português na educação básica e no ensino superior para, assim, comparar as estratégias metodológicas de ensino usadas pelos professores de português da EEEFM Antonieta Correa de Menezes, no município de Pilões – PB e pelos professores do ensino superior, a partir da nossa experiência como discente do curso de Letras - Português na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A metodologia privilegiou a entrevista semiestruturada, com aplicação de questionário, conversa com professores de português da escola citada, observação de aulas e pesquisa bibliográfica. Destaca-se como objetivo da pesquisa a análise da realidade dos professores no dia a dia escolar em contraponto com as teorias abordadas no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa, na perspectiva de descrever quais os avanços e desafios relativos ao ensino de gramática contextualizada e apresentar um panorama de como vem sendo desenvolvido esse processo nas escolas e na faculdade, percebendo, com isto, o atual estado de dominação do ensino de gramática descontextualizada presente na escola em comparação com a universidade. Para fundamentar nossas concepções recorremos a autores como Antunes (2003; 2007), Neves (2008), Travaglia (1997), Laranjeira (2000).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima Aquino de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectGramática – Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectGramática – Ensino Médiopt_BR
dc.titleA gramática no ensino básico e na universidade: um breve estudo sobre as diferentes abordagenspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaac Cirilo de Souza.pdfIsaac Cirilo de Souza382.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.