Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11454
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Isaac Cirilo de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T18:15:43Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T18:15:43Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11454 | - |
dc.description | SOUZA, I. C. de. A gramática no ensino básico e na universidade: um breve estudo sobre as diferentes abordagens. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo faremos uma reflexão sobre o estudo de língua portuguesa, com enfoque para a abordagem da gramática e sua compreensão no ensino básico (fundamental e médio) e na universidade (ensino superior). Nossa pesquisa está voltada para a análise das aulas de português na educação básica e no ensino superior para, assim, comparar as estratégias metodológicas de ensino usadas pelos professores de português da EEEFM Antonieta Correa de Menezes, no município de Pilões – PB e pelos professores do ensino superior, a partir da nossa experiência como discente do curso de Letras - Português na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A metodologia privilegiou a entrevista semiestruturada, com aplicação de questionário, conversa com professores de português da escola citada, observação de aulas e pesquisa bibliográfica. Destaca-se como objetivo da pesquisa a análise da realidade dos professores no dia a dia escolar em contraponto com as teorias abordadas no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa, na perspectiva de descrever quais os avanços e desafios relativos ao ensino de gramática contextualizada e apresentar um panorama de como vem sendo desenvolvido esse processo nas escolas e na faculdade, percebendo, com isto, o atual estado de dominação do ensino de gramática descontextualizada presente na escola em comparação com a universidade. Para fundamentar nossas concepções recorremos a autores como Antunes (2003; 2007), Neves (2008), Travaglia (1997), Laranjeira (2000). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima Aquino de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gramática – Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Gramática – Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | A gramática no ensino básico e na universidade: um breve estudo sobre as diferentes abordagens | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Isaac Cirilo de Souza.pdf | Isaac Cirilo de Souza | 382.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.