Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Wellington do Nascimento-
dc.date.accessioned2013-07-19T16:30:25Z-
dc.date.available2013-07-19T16:30:25Z-
dc.date.issued2013-07-19-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1147-
dc.descriptionSILVA, W. do. N. Um breve relato da vivência de estágio supervisionado no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho – Guarabira - PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO Estágio Supervisionado é uma oportunidade que nós enquanto alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia temos, para compreendermos a realidade das escolas públicas, em especial o cotidiano das salas de aulas, no entanto nada mais é, do que uma ponte entre a teoria e a prática a qual temos que nos deparar com as mais diversas formas de pensamentos, aprendizados e ensinamentos, tendo em vista a realidade das mesmas. Dessa forma o trabalho tem por objetivos a compreensão das práticas de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia em turmas de ensino médio na modalidade EJA, e abordar o uso das novas tecnologias associadas às metodologias de ensino no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho Guarabira/PB. A presente pesquisa encontra-se pautada em levantamentos bibliográficos, onde foram pesquisadas informações de autores que desenvolvem estudos relacionados a essa temática, a exemplo de (AOKI, 2004), (DELORS, 2001), (MORAES, 2007), (BERNARDINO, 2008), entre outros que fornecem dados sobre a prática docente e as metodologias utilizadas pelos professores atualmente. Houve também observações nas turmas, bem como entrevistas junto ao corpo docente, discente e técnico funcional da instituição de ensino na qual foi desenvolvida a pesquisa. Vale lembrar que só os recursos disponíveis não bastam se o professor não tem um entendimento sobre os mesmos, o que aflora a necessidade de aprimoramentos para que esses profissionais possam saber como lhe dá com esses recursos principalmente no campo tecnológico, promovendo assim aulas mais participativas e um olhar crítico ao que se refere à Geografia ensinada, garantindo uma maior interatividade a respeito do tema em questão. Assim durante a pesquisa ficou evidenciado que boa parte dos alunos aponta a necessidade de uma melhor organização dos conteúdos e uma maior interação com os recursos tecnológicos que a escola dispõe. Manifestam também certa insegurança quanto a sua aprendizagem, pelo fato dos conceitos não terem sido organizados e aplicados de maneira ao qual ficassem claro para os mesmos e atribuem também certo negativismo ao fato de se tratar de turmas de EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cléoma Maria Toscano Henriquept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.titleUm breve relato da vivência de estágio supervisionado no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho – Guarabira - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington do Nascimento Silva.pdfWellington do Nascimento Silva468.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.