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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11487
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Geórgia Inês de Mélo | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T20:43:39Z | - |
dc.date.available | 2016-10-04T20:43:39Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11487 | - |
dc.description | BARBOSA, G. I. de M. As práticas pedagógicas, processo de alfabetização e o lúdico na educação infantil. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O lúdico hoje é uma temática um pouco menos controversa no que se refere à Educação Infantil, por causa de ações construtivas, além de já ser encarada como ferramenta para o desenvolvimento de competências e artefato para interação social e desenvolvimento infantil. Desse modo, o lúdico deixa de ser um mero meio de “cansar” as crianças e passa a ser associado a ações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O significado de infância e de brincadeira tem uma relação direta que se constitui histórica e socialmente. Objetivou-se, com o presente, questionar as propostas relacionadas ao conceito do uso do lúdico na educação, cujo objetivo principal é a preparação para as séries seguintes do Ensino Fundamental e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Atualmente, os estudos educacionais defendem um modelo de educação infantil que garanta o direito às crianças de viverem a infância e proporcionem condições cognitivas e sociais. Assim sendo, o lúdico passou a ser visto de maneira diferente por professores e operadores da educação – orientadores, psicólogos, psicopedagogos – ficando evidenciado o seu importante papel para a educação de crianças, considerando-se aspectos como imaginação, relações interpessoais, construções mentais e a interatividade que tecem as relações sociais da brincadeira. Conclusivamente, as razões para o uso da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem são elencadas visando a apenas não justificar a importância da temática, mas no sentido de incentivar outros profissionais a valorizarem as brincadeiras nas atividades dirigidas, de maneira direcionada visando à preparação dos discentes através deste eficiente instrumento de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Monaliza Rios Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Processo de Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | As práticas pedagógicas, processo de alfabetização e o lúdico na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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