Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1149
Título: Educação ambiental na comunidade do Sítio Gameleira, Município de Belém - PB: sugerindo novos caminhos para a relação sociedade/natureza
Autor(es): Silva, Elizangela Neres da
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade familiar
Lixo
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: Este trabalho tem como o objetivo conhecer a problemática ambiental do sítio Gameleira, localizada no município de Belém-PB. Dessa forma este estudo foi construído como trabalho para a conclusão do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus III GUARABIRA-PB. Após a Revolução Industrial o aumento do conhecimento e da técnica ampliando-se proporcionalmente o desenvolvimento das ciências e das tecnologias. Isto trouxe mudanças nos valores e comportamento da sociedade, pois com o surgimento do processo industrial e o crescimento das cidades, aumentou a utilização dos recursos naturais e a produção de resíduos sólidos. Estes fatores acabaram causando profundas mudanças no tocante ao uso e manejo dos recursos naturais, que por sua vez se materializam por meio da degradação e do desequilíbrio ambiental. Nessa perspectiva, o ser humano em muitos casos acabou esquecendo a importância da natureza e passou a vê-la como apenas um objeto que sacia suas necessidades. No loco da nossa pesquisa “no sítio Gameleira” ocorre um grande impacto ambiental fato este provocado devido à presença de um lixão em suas proximidades, por isso realizamos uma pesquisa de campo, aplicando questionários, entrevistas e registro fotográficos, juntamente com a pesquisa bibliográfica que foi fundamentada nas teorias de (ALMEIDA, 2007); (ARAÙJO, et al 2002); (CASCINO, 1999); (CARVALHO 2011);(GRYNSZPAN, 1999) (OLIVEIRA, 2006); (SANTOS, 2004); ( SILVA, 2005); (SORRENTINO, 1991); entre outros. Constatou-se que os moradores da comunidade do sitio Gameleira, Belém-PB tem conhecimento sobre a importância da Educação Ambiental, mas é preciso aprofundar e realizá-lo na prática, pois a partir da construção de uma nova consciência é possível procurarmos meios para melhorar a relação sociedade/natureza. Em síntese é necessário que a sociedade se mobilize para construirmos uma prática ambiental efetiva, pois o processo de conscientização ambiental acontece de forma vagarosa, mas para solucionar este problema nada melhor do que a Educação, sobretudo a Ambiental, sendo esta a ferramenta que poderá combater os problemas socioambientais, especialmente os que estão posto para o século XXI e assim poderemos mudar esse cenário de poluição partindo do local para o global.
Descrição: SILVA, E. N. da. Educação ambiental na comunidade do Sítio Gameleira, Município de Belém - PB: sugerindo novos caminhos para a relação sociedade/natureza. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1149
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizangela Neres da Silva.pdfElizangela Neres da Silva1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.