Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSimões, Priscila Araújo-
dc.date.accessioned2016-10-05T15:26:52Z-
dc.date.available2016-10-05T15:26:52Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11492-
dc.descriptionSIMÕES, P. A. Educação matemática inclusiva e material manipulável: Uma proposta sobre o uso do jogo da velha no ensino fundamental para alunos deficientes visuais. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA parcela da população que possui deficiência visual é frequentemente excluída da sociedade, por vezes, pela simples indiferença para com os mesmos. Isto, infelizmente, afeta o cotidiano dos alunos deficientes visuais, principalmente quando se trata de educação. Nesse sentido, nossa pesquisa se deu a partir de trabalhos desenvolvidos em um Projeto do Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), o qual teve perfil colaborativo entre as Universidades UFMS, UEPB e UFAL, sendo a UEPB a que fomos membro, especificamente na Equipe Educação Matemática e Deficiência Visual.Com isso, objetivamos utilizar materiais manipuláveis relacionados à prática escolar no ensino da Matemática, especificamente no ensino da Geometria. Os sujeitos participantes foram 23 alunos, entre eles videntes, baixa visão e cegos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo, localizada na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba. O material manipulável que utilizamos para a realização de nossa pesquisa foi o Jogo da Velha, com o intuito de apresentar para os alunos novas possibilidades de se trabalhar conteúdos geométricos. Como pesquisa qualitativa, os instrumentos utilizados foram questionário grupal e individual, observação participante, notas de campo, filmagens, fotos, além da proposta didática e Tabuleiro do Jogo da Velha com peças geométricas adaptadas, por nós confeccionadas. Concluímos, com a realização de nossa pesquisa, o quanto foi produtivo aplicar a proposta didática com materiais manipuláveis, especialmente o Jogo da Velha, e o quanto a aplicação da proposta didática melhorou a compreensão dos conceitos geométricos pelos alunos cegos, baixa visão e videntes. Acreditamos que nossa pesquisa possa vir a contribuir ao ensino e aprendizagem de alunos deficientes visuais, pois pudemos presenciar o quanto o uso de materiais manipuláveis influencia na aprendizagem de qualquer aluno que tenha dificuldade em desenvolver conceitos matemáticos. Por meio desses materiais manipuláveis esperamos que os alunos se sintam em um processo inclusivo, assim como se sentiram os alunos participantes de nossa proposta didática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectJogo da velhapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.titleEducação matemática inclusiva e material manipulável: Uma proposta sobre o uso do jogo da velha no ensino fundamental para alunos deficientes visuaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Araújo Simões.pdfPDF - Priscila Araújo Simões1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.